Comunidades tradicionais ganham mais uma batalha contra empreendimento imobiliário em Maricá-RJ

Por Repórter Popular – Maricá (RJ)

O mega-empreendimento que tenta construir um resort em Área de Proteção Ambiental (APA) na comunidade de Zacarias (Maricá/RJ) sofreu mais uma derrota este mês. A justiça determinou no dia 17/08 que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) cancele as licenças já autorizadas para a implementação do Projeto Maraey. Como afirmado em outras matérias, o projeto prevê a criação de um complexo hoteleiro, com campos de golfe, hotéis e até um heliponto, na comunidade de Zacarias.

A comunidade pesqueira de Zacarias reside naquele local desde o século XVIII e enfrenta um grande interesse da especulação imobiliária.

A multinacional IDB, acionista do projeto do Resort é propriedade de um grupo de empresários espanhóis, brasileiros, estadunidenses e chineses.

No ano passado, os moradores de Maricá organizaram um ato cultural na comunidade de Zacarias em defesa da Restinga e da vida das populações originárias. A resistência popular ao projeto não possui apenas objetivos ecológicos, mas aponta que a construção do resort naquelas áreas, privatizaria o espaço público, desorganizaria as formas de vida e causaria gentrificação na cidade de Maricá, aprofundando as desigualdades sociais, ambientais e econômicas.