Coluna do Djalma: resenha e tretas do preço do combustível II

Vocês viram que o presidente baixou os preços dos combustíveis na marra? Vamos trocar essa ideia?

Então saca essa! Tá caro pra viver, o governo dá o desvio na hora de mexer na ferida e sempre foge do pau quando tem que enfrentar a classe capitalista que é dona do mercado e joga pobre na concorrência pra tirar o pelo da classe que trabalha até precarizar geral. Se der mole tamo achando que o ganha pão é só pra quem tem o mérito de aceitar qualquer humilhação e olhe lá!

Olha só maninha. Vamos pegar o pé-de-cabra para arrancar os pregos da política de preços do combustível. Pois esse país tem reserva de petróleo, tecnologia pra tirar pré-sal, tem um parque de refinarias para produzir óleo diesel, gasolina, gás de cozinha e outros derivados aqui no Brasil, com custo em real.. mas ainda assim tá tudo errado!! O que que tá pegando irmão??

Já vimos que tão dando sopa pro capitalista fazer brique no mercado de diesel e gasolina com a política do preço internacional. Bolsonaro, Guedes e os milicada toda do governo tão liquidando com as refinarias que são estratégicas pro nosso abastecimento e pro controle dos preços no Brasil. Olha isso mana! O país só importa, um pouco mais que 20% do óleo refinado, porque tem uma decisão de reduzir o investimento da Petrobrás e entregar o ouro pra donos particulares. E pensa que com essa guerra fudida que tá pegando da Rússia com a Ucrânia, com Estados Unidos e a Otan metendo lenha na fogueira, a corrida mundial por energia e combustível fica ainda mais nervosa, já vem o risco de escassez e os “caralho”.

Ah mas o Bolsonaro, o Guedes e o governo da milicada botou um limite no imposto sobre combustíveis e fez baixar o preço da bomba. Não acabou com o preço dolarizado que só o mercado gosta e ainda passou uma conta que vai ficar cara pros outros. Tirou arrecadação de estados e municípios, uma grana que financia serviços públicos como a educação, saúde e a assistência social pra massa popular. Problema do preço é político, passa por uma decisão, quanto tempo mais vamos deixar que o sistema capitalista coloque o mercado acima da vida da comunidade, do povo que tá suando pra viver um dia depois do outro e dobrar como pode mais um final de mês.

Tem uma “braba” aqui nessa resenha que a gente precisa falar. Quem se diverte no dólar são os acionistas privados da petrobrás, grupos financeiros que são uns parasitas daquilo que é público e deve ter controle popular. O custo da produção do petroléo é em real, mas o ganho tá no pico, esculachando, por causa do preço dolarizado que atinge o bolso do peão que tá encostando caminhão, carro e motinho na bomba do posto de combustível. E aí tia, aí que o acionista privado ganha na petrobrás o dividendo – uma parte do lucro – que nenhuma outra empresa petroleira do mundo paga.

Ela tá pagando uma fortuna pra acionista privado, em geral capitalista gringo, nos 3 primeiros meses do ano quase 50 bilhões. E caralho!! O preço de tudo tá subindo, salário tá arrochado, desemprego e fome tá pegando geral.

Então vamos passar a ideia pros manos não se atrapalhar. A Petrobrás que tem que ser nossa, cada vez mais nossa. O que quer dizer: pública, cada vez mais socializada, autogestionada, do povo e não do mercado.

Petroleiros já prometeram que se tentar privatizar a Petrobrás vai ter greve, a maior greve que já se fez na história dessa empresa. Pois os guerreiros do uber, caminhoneiros, trabalhadoras, comunidade da periferia vão ter que se agarrar junto e fazer o movimento ser muito maior e ir muito mais longe. Pega os lado e te une, olha pra cima e fecha o punho irmão!!