Ato contra a violência policial em todo o Brasil

Vários movimentos negros, entidades e grupos estão convocando um ato de protesto no dia 24 de agosto, em todo Brasil. As chamadas têm convidado as pessoas a se organizarem nas suas cidades para se somarem aos movimentos organizados, em ato e marcha em que pretendem exigir um basta à violência policial e institucional.

O ato tem como contexto as recentes chacinas policiais que “se transformaram em realidade cotidiana nas periferias brasileiras”. Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo…As balas não são perdidas, sempre tem um contexto, um endereço, e o povo negro e periférico é o alvo.

Além disso, ocorreu a recente execução da Mãe Bernadete Pacífico, uma líder quilombola na Bahia que estava sob “proteção” do Estado. Mãe Bernadete, lutava na justiça por justiça, transparência e investigação do assassinato de seu filho, Binho do Quilombo, em 2017, caso até hoje sem solução.

Com a chamada “Chega de uma Política de Segurança Violenta e Racista!! Nossas vidas importam”, movimentos negros convidam para atos em todo o Brasil e exigem justiça, reparação e um basta na violência ao povo negro e periférico!