VI ELAOPA (2008)

O sexto Encontro Latinoamericano de Organizações Populares Autônomas ocorreu de 14 a 16 de fevereiro, na sede da Escola de Samba União da Tinga, no bairro Restinga de Porto Alegre, Brasil. Os eixos de debate foram Terra, Recursos Naturais e Biodiversidade, Direitos Humanos, Raça e Gênero, Trabalho e Organização Sindical e Educação.

O Encontro contou com a participação de companheiras e companheiros do Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (SIMCA, Brasil), CPERS Sindicato, Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (SEMAPI-RS, Brasil), Cozinha Comunitária da Restinga (Brasil), Fórum de Educação da Restinga (Brasil), Red Tinku (Bolívia), Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM, Brasil), Movimiento Nacional Campesino Índigena (MNCI, Argentina), Levante Popular da Juventude (Brasil), Movimento Nacional dos(as) Catadores(as) de Materiais Recicláveis (MNCR, Brasil), Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil), Muralha Rubro Negra (Brasil), Pastoral da Juventude (Brasil), Ateneu Germinal (Uruguai), Resistência Popular (Brasil), Federación de Organizaciones de Base (FOB, Argentina), entre outros movimentos.

O evento foi marcado por uma marcha de rua realizada com o conjunto da companheirada presente, que fechou a 3ª Perimetral e acabou enfrentando a repressão da Brigada Militar em frente à PUC-RS, onde ocorria a Conferência Mundial das Cidades. Uma nota da Comissão Organizadora do VI ELAOPA explica o ocorrido.

Naquele ano, estava em operação a Rádio ELAOPA com transmissão pela internet.

Confira abaixo alguns vídeos e imagens do VI ELAOPA.