Na noite do dia 24 de Outubro de 2023, conforme marcado nas últimas negociações em reuniões de moradoras/es, foi realizada uma assembleia com as pessoas atingidas pelas enxurradas no bairro Segabinazzi, que estendeu a solidariedade aos moradores atingidos do bairro Dr Romário. A reunião foi articulada pela Comissão de Luta dos moradores da Segabinazzi.
Nesta assembléia compareceram, enquanto representantes principais da prefeitura, o Secretário de obras do município e do Parque de máquinas. A pauta única da assembléia foi o tema das inundações e enxurradas de setembro e outubro de 2023. Moradoras/es apresentaram slides com fotos e vídeos das casas que sofrem com este grave problema e que, infelizmente, tem piorado também por conta dessas alterações climáticas e estruturais, nessa e em outras cidades do Rio Grande do Sul.
As pessoas que se organizaram solicitaram, em assembleia, a imediata limpeza e desobstrução de bueiros e valas que agravam os problemas das inundações. Estes estão localizados nas ruas A (junto com a Rua São Paulo do Bairro Santos Dumont), rua C, uma das principais afetadas pelas inundações, assim como a rua D.
Espera-se, assim, que isso diminua o volume de água e entrada dentro das casas das famílias, evitando processos que gerem danos maiores e comprometam as estruturas de suas casas, danifique ou estrague seus pertences, assim como evite acidentes e problemas graves à saúde das pessoas que vivem no local.
Além disso, solicitam a reconstrução e construção nova do sistema de escoamento do bairro Segabinazzi, trocando bueiros quebrados por bueiros maiores, que suportem grandes vazões de água. Por fim, solicitam construção de novas galerias de aguas, ou melhoramento das que já existem.
Moradores do Bairro Dr Romário reclamaram do grave problema em um pedaço da rua Daniel Krieger, onde se faz necessária as mesmas intervenções estruturais que os moradores do Bairro Segabinazzi construíram.
Até agora houve, por parte da Assistência Social do Município, apoio com cestas básicas e materiais de limpeza para algumas famílias, mas reclamam que outras que perderam muitas coisas não foram contempladas. Diversas pessoas tiveram sérios prejuízos e dificuldades após as enchentes. Solicitam, portanto, maior acesso à alimentos, doações de roupas, calçados e possíveis moveis e eletrodomésticos para aquelas e aqueles que realmente perderam tudo.
Há doações como do novo supermercado e outros empreendimentos que precisam ser distribuídos. Moradoras e moradores estão se cercando de solidariedade e se apoiam mutuamente como podem, além de tentar organizar as demandas para reivindicar junto aos órgãos competentes.
Nós enquanto Comissão de Luta do Bairro Segabinazzi estaremos atentos para cobrar estes encaminhamentos, assim como para seguir mobilizando e organizando nossa comunidade. Sabemos que nossa força está na solidariedade e na luta popular. Contamos que o desfecho de nossa assembleia ontem teve uma modesta vitória, pelo menos agora temos uma data e um plano para cobrar, temos um grupo, uma Comissão de Luta que continuará disposta a se fazer presente nas demandas do nosso bairro e em solidariedade com os demais.
Os representantes dos órgãos do municipío se comprometeram a:
1. Retomar a partir de segunda-feira, dia 30 de outubro de 2023, visita aos locais afetados e início dos trabalhos. Para o bairro Segabinazzi garantiram um trabalho imediato onde às maquinas pequenas possam já começar a limpeza e desobstrução de valas e bueiros.
O plano será começar pela parte baixa do bairro, vindo dos canais de agua da Avenida Jararaca e Avenida Tiaraju com construção de sistemas eficientes de escoamento das aguas, mudança de bueiros, reconstrução e construção de galerias. É lá onde as águas represam.
2. No bairro Dr Romário, vão conversar com moradoras e moradores para planejar as obras e fazer as intervenções complexas nas ruas e calçadas
Segundo moradoras e moradores, os representantes dos órgãos garantiram que não falta dinheiro e maquinário, mas desconfiam se haverá vontade política de fazer acontecer o que foi prometido. Grupos de pessoas moradoras mencionam apoio de movimentos populares da cidade, como a União das Associações de Bairro do Alegrete (UABA), assim como outros grupos e pessoas
acreditamos ser apenas o inicio de uma grande construção coletiva por vida digna para cada um e cada uma de nossas comunidades.
Enquanto essa matéria estava sendo escrita, uma vitória pontual da mobilização popular já começa a ocorrer: no dia 25 de outubro de 2023, chegaram máquinas da prefeitura no bairro Segabinazzi. Segundo relatos das comunidades, muitas coisas restam para serem feitas, e estarão atentos para garantir e lutar pelas ruas e casas atingidas.
Não descartamos os protestos de rua como ferramenta de luta para efetivar os acordos firmados em reunião com os secretários do município, caso as obras e encaminhamentos não sejam cumpridos a partir da data firmada.