Feira do Servidor em Cachoeirinha/RS

Municipários de Cachoeirinha/RS realizam feira na Associação de Moradores do Bairro Carlos Wilkens

No dia 28 de outubro de 2023, dia em que é celebrado o Dia do Servidor Público, municipários de Cachoeirinha integrantes do Coletivo Nós Por Nós, realizaram feira comunitária, visando incentivo das relações solidárias, integração entre a comunidade local e possibilitando geração de renda e ato de cultura, defendendo a consigna de Defesa dos Serviços Públicos.

O coletivo Nós por nós é formado por trabalhadores do setor público do município de Cachoeirinha. Faz oposição sindical dentro do sindicato dos municipários (SIMCA) e tem como pauta número 1 a defesa dos serviços públicos pra classe trabalhadora e a comunidade. Também destaca a luta solidária com outros setores populares e com os trabalhadores terceirizados que sofrem todo tipo de abuso patronal e politicagem.

O coletivo surgiu na base da categoria, nas diversas lutas principalmente a partir da greve histórica de 2017 no município de Cachoeirinha . Estamos com vínculos mais fortalecidos e com princípios que não abrimos mão como união da categoria, solidariedade, democracia , tomadas de decisões juntos.

Esse coletivo se reconhece numa luta histórica em defesa do serviço público e de qualidade; na valorização e defesa de melhores condições de trabalho, num movimento de 30 anos de experiências com sindicalismo de base e ação direta de classe no município de Cachoeirinha.

Nesta feira do Dia do Servidor, diversos grupos se fizeram presentes, além de moradoras e moradores locais. A associação de moradores do bairro Carlos Wilkens tem uma bonita praça e espaço de lazer, permitindo às crianças e demais moradoras/es um local de interação e socialização comunitária.

No espaço, havia trabalhos de crianças e jovens das escolas expostos em varais, em meio ao espaço agradável que tem a associação de moradores. Os trabalhos foram realizados por uma turma do quinto ano de escola na rede do município, onde o Serviço Público é tema do currículo. Além disso, para as crianças, tintas e pinturas para brincar, alimentação, arte, brechós.

O Coletivo NósPorNós organizou uma mesa de serigrafia para produção de camisetas

Na exposição estavam presentes grupos como Oposição Metalúrgica de Cachoeirinha; o Coletivo de Estudantes Outros Outubros; a Federação Anarquista Gaúcha; o grupo de Mbyas Guaranis do Mato do Júlio em Cachoeirinha; outras pessoas montaram mesas com vendas de acessórios artes e alimentação.

A feira foi animada por uma roda de samba tocada por servidoras/es e apoiadoras/es, que contagiou os presentes e permitiu importante troca e momento de descontração. Enquanto uma parte das pessoas se animava junto a música e intervenções com poesia na área interna da associação, outras pessoas e crianças ocuparam o espaço do pátio aberto com brincadeiras e convívio social e comunitário.

Durante a roda de samba

O evento, além do seu sentido de convívio e troca social, coloca em cena a questão dos serviços públicos de saúde, educação, e outros serviços que são muito importantes à população. Nesse momento, no Brasil, muitas municípios estão adotando as práticas de terceirização das políticas públicas e de precarização das formas de contração de trabalhadoras/es (Contratos, RPA’s), assim como fazem a instituição de empresas Público-Privadas para gerenciar os serviços.

Os créditos das fotos são de membros do Coletivo Nós por Nós

Camiseta com a consigna de defesa dos serviços públicos
Mesa de exposição do grupo Mbya Guarani – cerca de 16 famílias vivem no Mato do Júlio, entorno de Cachoeirinha