Ação faz parte das ações da greve deflagrada em 17/08/2020.
Na madrugada desta segunda-feira (24/08), trabalhadores dos Correios de Santa Maria-RS bloquearam a entrada da Centro de Entrega de Encomendas. O piquete começou por volta das 2h da madrugada de domingo para segunda. Veículos foram bloqueados na entrada do Centro.
A manifestação faz parte das ações da greve deflagrada no dia 17 de agosto.
O movimento grevista iniciou em vista da retirada de direitos dos trabalhadores dos Correios, com a negociação coletiva anual. De 79 cláusulas, que garantem desde auxílio creche e babá, auxílio para mães e pais de crianças com necessidades especiais, até gratificações por funções específicas, a direção da empresa tem a intenção de excluir 70. Direitos históricos, conquistados com a luta de gerações de trabalhadores, estão na mira do governo federal.
Além do sucateamento, da precarização e da retirada de direitos, o governo federal já declarou a intenção de privatizar a empresa pública. Seguindo a cartilha neoliberal de Paulo Guedes, ministro da economia, o governo já visualiza possíveis interessados na compra – especialmente no setor de encomendas, o mais rentável entre os serviços da empresa.
O piquete durou até o final do expediente, às 16h, de modo que os trabalhadores mobilizados conseguiram evitar que demais colegas saíssem para realização de entregas.