Três meses depois da vitória dos servidores de São Paulo, que com muita luta conseguiram provocar a suspensão do projeto de lei do Sampaprev – uma reforma da previdência que aumenta o desconto sobre os salários do funcionalismo -, prefeitura e vereadores sinalizam que devem voltar a levar o assunto ao plenário. No dia 26 de junho, os vereadores aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019, instrumento que estabelece regras e metas para o orçamento do ano que vem. No final do documento aprovado pela maioria dos vereadores, no “Anexo de Riscos Fiscais”, é citada a importância de se aprovar o Sampaprev.
Os servidores devem ficar atentos com as movimentações dos vereadores para evitar que a proposta volte a entrar na pauta da Câmara. No fim de março, a garantia dos vereadores era que a proposta ficaria suspensa por 120 dias – o prazo se encerra no fim de julho. Em ano eleitoral, ninguém quer ficar manchado por aprovar projetos polêmicos, mas há muitos interesses envolvidos nessa história.
Bancos doaram meio milhão à Prefeitura para estudos sobre a Previdência
Como nós da Resistência Popular-SP alertamos na época, os banqueiros doaram R$ 490.440,00 à prefeitura, por meio da Febraban, para encomendar à Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – um estudo sobre o regime de previdência do município. Ninguém é inocente: essa doação é mais um investimento para aprovar o Sampaprev.
Enterrar de vez o Sampaprev
A luta dos servidores na greve de março provou que só os trabalhadores organizados são capazes de derrubar os ataques. Como já apontamos, foram os comandos de greve mobilizados nos bairros, fazendo luta junto com a comunidade, que ajudaram a mobilizar as direções sindicais, impulsionar atos massivos na Câmara, e assim tornaram a situação insustentável para vereadores e prefeitura.
Os trabalhadores devem ficar atentos às manobras dos vereadores, e demonstrar que mais uma vez não vão permitir que passe essa proposta.
LUTAR ATÉ DERRUBAR O SAMPAPREV!
NÃO TEM ARREGO!
PELO PODER POPULAR!!!
Resistência Popular Sindical-SP