Passagem aumenta em Alegrete (RS)

De correspondentes do Repórter em Alegrete.

Alegrete sobe a passagem do transporte publico. Mais uma vez a voz ouvida foi a das Empresas e não da nossa população!

A passagem do transporte público, que é um dos maiores gastos do povo trabalhador, aumentou mais uma vez na cidade de Alegrete/RS. O valor da passagem passou de 2,75 para 3 reais. Esta decisão foi tomada, mais uma vez, a revelia da população da cidade.

Sob a justificativa de “dificuldades como a falta de reajustes tarifários, a baixa demanda de passageiros e o alto índice de gratuidade”, as empresas VAUCHER E NOGUEIRA vão garantir a engorda de seus lucros, sob o suor de seus usuários.

A ação do executivo municipal, em conjunto com as empresas e mais o Ministério Publico é terrivel para nossa população, porque o transporte público, em qualquer lugar do país, virou um negócio lucrativo para as empresas e um sério problema para os usuários, seja pelo preço da passagem, seja pelas péssimas condições dos veículos, linhas e horários que deixam de existir de uma hora para outra. E eles ainda tem a capacidade de dizer que existe “baixa demanda dos passageiros”.

No mês passado, em meio às enchentes que devastaram várias casas e localidades na cidade, onde até hoje temos famílias desabrigadas, vimos o péssimo tratamento das empresas de ônibus de Alegrete para com nossa população que ficou à mercê de pouquíssimos horários, assim como ficou sem transporte que garantisse deslocamento para seus trabalhos! Isso porque, as empresas (Vaucher e Nogueira) simplesmente não queriam mudar sua rota, sendo que tivemos vários acessos interrompidos por conta da água. Agora, em uma manobra para lucrar mais, elas (as empresas), querem tirar ainda mais dinheiro do mísero salário dos trabalhadores. O argumento usado é o mesmo sempre alegando suba nos gastos e prejuízo financeiro. Porém, se estas alegam prejuízo, por que a prefeitura não abre licitação para novas gestoras deste serviço publico? E por que as planilhas de gastos não são abertas ao público? A falta de transparência quanto às planilhas de gastos é uma constante que se observa em gestão após gestão. Até quando a população vai ficar excluida do debate sobre estes arbitrários aumentos? O caminho para frear estas injustiças sempre será a organização e a luta popular!

Basta! Transporte público é direito e dignidade!

Contra o aumento da passagem! Privatização não é á solução!