Ocupação cultural na comunidade de Zacarias faz ato em defesa da restinga

Por Repórter Popular – Maricá (RJ)

No último sábado (18/12) e domingo (19/12), moradores de Maricá promoveram um ato cultural na comunidade de Zacarias em defesa da Restinga de Maricá. O ato foi realizado na sede da Associação Comunitária de Cultura e Lazer dos Pescadores Zacarias (Acclapez).

A comunidade de Zacarias é um espaço histórico dos pescadores e trabalhadores da cidade de Maricá e que vem sofrendo uma intensa pressão da especulação imobiliária internacional.

A multinacional IDB, propriedade de um grupo de empresários espanhóis, brasileiros, estadunidenses e chineses planeja construir um mega-resort e complexo hoteleiro na região, ameaçando não apenas o ecossistema da restinga de Maricá, mas o modo de vida das populações que vivem naquela região há mais de cem anos.

A empresa espanhola vem sendo apoiada pela prefeitura de Maricá, que lançou a pedra fundamental do empreendimento no dia 28 de outubro, junto ao governador Cláudio Castro. Cabe dizer que naquele momento, duas decisões judiciais que suspendiam o licenciamento.

Ato cultural na comunidade de Zacarias rejeita construção do Resort.

Resistência popular e cultural contra a cobiça dos grandes empresários

O evento foi realizado na parte da tarde de sábado e de domingo e contou com a presença de inúmeros artistas locais. No sábado, o evento começou com uma mesa comunitária, onde os/as participantes compartilharam comidas e bebidas. Depois da abertura, diversas falas ressaltaram a importância ecológica da Restinga e a farsa da “geração de empregos”, prometida pelo Resort. Diversos participantes apontaram o impacto social negativo, que a construção do complexo hoteleiro trará, com aumento do valor dos aluguéis, crescimento da violência etc.

A maioria dos presentes ressaltou que além da destruição da Restinga, o Resort vai ser de uso exclusivo de ricos e milionários, “expulsando” os trabalhadores que vivem na região.

O sarau “Camarão que dorme a onda leva” foi marcado pela leitura de inúmeras poesias, músicas populares e cordel. No domingo, a atividade prosseguiu e contou também com uma oficina de astronomia, intitulada “Janela do Céu”, que permitiu a observação das estrelas.

A luta da comunidade de Zacarias é a luta de trabalhadores e trabalhadoras de Maricá, pelo tipo de cidade que desejam. Uma cidade que não seja exclusiva de ricos e poderosos e que não destrua seu patrimônio ecológico e cultural. A Restinga e a comunidade de Zacarias prometem resistir.

Depoimento de Ni, parte da diretoria da ACCLAPEZ.

Trechinho do Cordel na atividade cultural.