Negligência dos bombeiros em incêndio no Morro Santana

Por A Voz do Morro

Foto em destaque: Incêndio no Morro Santana em 2015 (Fabiano do Amaral)

Ontem (12/4) um incêndio atingiu a face norte do Morro Santana, nas proximidades da Av. Protásio Alves, Zona Leste de Porto Alegre. Segundo moradores, o fogo iniciou por volta das 9 horas da manhã em uma área de mata próximo a residências e foi se alastrando ao longo do dia.

Onde estavam os bombeiros?
A comunidade reclama que passou o dia ligando para o corpo de bombeiros, que afirmou estar presente no local, mas na prática foi visto pelos moradores apenas depois das 20h, quando o fogo já havia se espalhado por uma grande área. Pela sequência de fotos podemos perceber que com o passar do dia o incêndio foi tomando maiores proporções.

ONDE ESTAVAM OS BOMBEIROS?- Leia:…

Posted by A Voz Do Morro on Thursday, April 12, 2018

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas guarnições foram usados para controlar as chamas da área próxima a residências, e a outra parte que não oferecia risco à moradores foi abandonada queimando por ser uma área de “difícil acesso”. A área atingida pelo incêndio pertence a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O fogo foi se apagar completamente por volta das 23h. Nenhuma moradia foi atingida. Não temos informações sobre como o fogo iniciou, moradores suspeitam que tenha sido uma combustão espontânea devido ao forte calor que fazia e os campos secos, que costumam pegar fogo facilmente.

  • Assista o vídeo:

INCÊNDIO NO MORRO SANTANA

VÍDEO | Incêndio atinge Morro SantanaDesde a manhã de hoje, um incêndio de grandes proporções atinge mata na face norte do Morro Santana. A comunidade passou o dia ligando para o corpo de bombeiros, mas moradores relatam que eles só foram agir no final da tarde, após o fogo se alastrar e chegar muito próximo a residências. Segundo o Corpo de Bombeiros, 2 caminhões foram usados para controlar as chamas que corriam risco de atingir casas. A área atingida pelo incêndio pertence a UFRGS, que alega que a queimada já foi controlada. Mesmo assim, parte do Morro ainda esta pegando fogo. Com o vento, o lado esquerdo do incêndio se apagou mas o lado direito as chamas estão maiores. Agora é torcer para que venha a chuva e apague o resto.O Morro Santana é a área com maior representatividade da fauna e flora de Porto Alegre. Na divisa entre dois biomas, o Pampa e a Mata Atlântica é também o ponto mais alto de Porto Alegre (311m). Desde 2006 foi estabelecido pela UFRGS uma área de 321,12ha (cerca de 30% do Morro) como um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) que se busca transformar numa Unidade de Conservação (UC).

Posted by A Voz Do Morro on Thursday, April 12, 2018

Vídeo registrado pela Voz do Morro por volta das 21h mostra que as chamas ainda estavam altas


Morro Santana é refúgio de vida silvestre

O Morro Santana é a área com maior representatividade da fauna e flora de Porto Alegre. Na divisa entre dois biomas, o Pampa e a Mata Atlântica é também o ponto mais alto de Porto Alegre (311m). Desde 2006 foi estabelecido pela UFRGS uma área de 321,12ha (cerca de 30% do Morro) como um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) que se busca transformar numa Unidade de Conservação (UC)”.

Foto: Coletivo Visão Periférica