Nesta sexta-feira, 6, às 17h30, na Praça da Bandeira, o Movimento Passe Livre – Joinville (MPL) vai realizar uma ato contra o novo aumento da tarifa de ônibus, com data confirmada de reajuste para a próximas segunda-feira, 9.
A manifestação foi marcada após o anúncio da Prefeitura de Joinville do segundo aumento das tarifas em 2019, em cumprimento à decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) conforme estabelecido no Decreto 35.574, publicado pela Prefeitura na quinta-feira (29). Agora, os passageiros vão pagar R$ 4,50 na passagem antecipada e R$ 4,90 na chamada tarifa embarcada (quando a passagem é paga dentro do ônibus).
As operadoras do transporte coletivo, Gidion e Transtusa, estão há mais de 20 anos sem fazer licitação, operando apenas com permissões dos prefeitos escolhidos. Historicamente, as empresas anunciam o aumento sempre no começo do ano, porém, desta vez terá o segundo aumento em 2019, com possibilidades de outro aumento no início de 2020.
O MPL existe nacionalmente desde 2005, com objetivo de constituir uma empresa pública de transportes gerida por um conselho de usuários, que não visa lucros e sim um serviço de qualidade e de acesso a todos.
Na quarta-feira, dia 4, às 20h30, haverá uma assembléia na Univille chamando os estudantes para o protesto.
Para mais informações, acesse o Facebook, Instagram e Twitter do movimento.