Na noite desta segunda-feira (1°), motoristas de aplicativo se reuniram no centro de Porto Alegre para organizarem suas reivindicações para um trabalho mais digno. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas representando diversos grupos de motoristas. Através destas delegações, participaram grupos de toda a região metropolitana, da região da serra e do litoral do Rio Grande do Sul.
Em reunião, motoristas marcam paralisação para o dia 23/02.
Na reunião, foi definido que haverá paralisação de motoristas no dia 23 de fevereiro na Grande Porto Alegre e em outras regiões do estado. Os pedidos são:
- o aumento da tarifa das viagens, para melhorar os ganhos de motoristas;
- o fim das corridas “Promo” e “Poupa”, que são modalidades que pagam menos para quem dirige, respectivamente, para a Uber e para a 99 Pop.
Nessas modalidades, as plataformas cobram menos dos passageiros e pagam menos aos motoristas. O problema é que a categoria não vê a menor possibilidade de se sustentar com ganhos tão baixos. Enquanto a precarização do trabalho aumenta, as plataformas seguem mantendo seus ganhos e lucrando em cima do suor do trabalhador que é que faz de fato os aplicativos funcionarem.
“Nós estamos pagando pra trabalhar”, diz um dos motoristas, em sua fala na reunião.
Para o dia 23, a categoria convoca a todas e todos os motoristas que ainda não estão fazendo parte desse movimento que se juntem, se organizem e lutem juntos.
Sou motorista de aplicativo e não tem como fazer viagens para ganhar em média de 4 reais que quase o preço do combustível