A luta pela permanência da oferta obrigatória de língua espanhola nas escolas do Rio Grande do Sul dá mais um passo em direção à vitória. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada por unanimidade na Assembléia Legislativa do RS na última terça-feira (11) e agora falta apenas uma votação para consolidar esse avanço.
A pauta se originou a partir da vigência nacional da Reforma do Ensino Médio, que prevê a não obrigatoriedade de disciplinas como a língua espanhola, além de outras que estimulam o pensamento crítico das e dos alunos, como sociologia e história.
Pelo regimento da Assembléia Legislativa do RS, se tratando de uma PEC, a proposta deverá ser votada novamente em segundo turno, votação que deverá acontecer em algumas semanas. É muito provável que de fato seja aprovada já que no primeiro turno da votação a pauta obteve vitória unânime.
A mobilização, que se originou há alguns meses entre alunas/os e professoras/es da UFRGS e outras universidades, segue até a segunda votação para que se tenha certeza da aprovação.