tarifa zero para os profissionais da saúde!

Joinville – MPL: Pela Gratuidade dos Circulares da Saúde

 PELA GRATUIDADE DOS CIRCULARES DA SAÚDE

Diante do cenário pandêmico que vivemos atualmente, por causa do COVID-19, o governo do estado tomou medidas enérgicas. Em Santa Catarina o governo Moisés decretou quarentena de 7 dias, e fechou a maioria das atividades econômicas, deixando apenas farmácias, postos de combustíveis e supermercados abertos.

Os serviços de transporte público também foram suspensos, fazendo as empresas em funcionamento pagarem apps de transporte para os seus funcionários chegarem aos postos de trabalho e depois irem para casa.

Uma parte essencial da classe trabalhadora atingida foram os profissionais da saúde, muitos dependem do ônibus para seu deslocamento. Para minimizar isso as empresas que monopolizam o transporte há décadas na cidade Gidion e Transtusa criaram linhas especiais chamadas “Ônibus Circulares da Saúde”, que são três linhas para atender a cidade, que começaram a rodar no dia 20/03. Porém uma grande surpresa foi de que estas linhas continuam sendo cobradas !!!

Nós do Movimento Passe Livre Joinville criticamos energicamente esta decisão visivelmente pensada nos lucros enormes das empresas.
Todos sabemos que boa parte destes profissionais ganham salários baixos ou medianos e que diante desta situação é inaceitável visar o lucro, e sim temos que visar a solidariedade e a saúde coletiva da população!

O MPL como movimento que luta há muitos anos por um transporte verdadeiramente público, gratuito para todos, visa através desta nota que as empresas PAREM DE COBRAR IMEDIATAMENTE A PASSAGEM DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE por todo o prazo em que se mantiver a quarentena, que haja carros suficientes, e nos horários necessários para atendê-los.

PELA GRATUIDADE DOS CIRCULARES DA SAÚDE