Prefeitura de Alvorada realiza despejo ilegal em meio a pandemia

Na tarde da Segunda-feira dia 06 de abril a Prefeitura de Alvorada na gestão do prefeito José Apollo (PMDB), juntamente da guarda municipal e equipada com uma retroescavadeira promoveu o despejo ilegal de 6 famílias em uma ocupação na estrada Sitio dos Açudes.

A área de Preservação ambiental foi Ocupada a menos de um mês por 9 famílias, todavia as famílias não foram processadas por crime ambiental, sendo atuadas e retiradas com truculência pela policial municipal, a qual a ação não tinha mandado judicial e presença da policia militar.

Ao relato de um morador: “Eu não tenho casa, to morando debaixo de um pé de Maricá com  um pedaço de lona.Sou  desempregado, não consigo emprego de carteira assinada… Todo mundo tem direito a um pedaço de terra  para morar… Dai vem o pessoal retirar a gente… A chega no aperto não tem onde morar…”

Moradores ainda relatam que antes da ocupação de moradia, a área era um mato, um banhado, a qual situações de violência nunca foram de preocupação da prefeitura, assim como a falta de acesso a educação, a saúde, e lazer. na ausência de creches, postos de saúde e praças na região.

Em meio a pandemia do COVID-19, com o frio se aproximando a Prefeitura de Alvorada se usa da necropolítica, a política da morte, escolhendo quem pode viver e quem pode morrer. despejando de forma ilegal 6 famílias com crianças e idosos, e não lhe oferecendo alternativas, as famílias foram atendidas pela solidariedade da comunidade ficando na casa de vizinhos.