Por Resistência Popular Estudantil – Paraná
No domingo passado (30), a Frente em Defesa da Autonomia Universitária realizou uma atividade de propaganda da pauta na Praça Santos Andrade, através da confecção de uma faixa, cartazes e lambe-lambes colados no Prédio Histórico, construção bastante simbólica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Com o objetivo de dar visibilidade à necessidade de defesa da nossa autonomia enquanto Universidade, bem como começar a superar o marasmo que se instaurou entre nós, estudantes, por conta da crítica situação sanitária, a Frente passou a tarde de domingo confeccionando materiais e conversando com pessoas que passavam e se interessavam pela movimentação.
Compreendemos que a crise sanitária em que vivemos é grave e que devemos tomar todos os cuidados para manter nosso povo vivo e sobreviver à pandemia. Contudo, acreditamos na importância de realizar ações que causem mais impacto que apenas propaganda pela internet, que é importante, mas tem suas limitações. Percebemos o momento em que vivemos como precedente a um possível (e bastante provável) acirramento da crise de Autonomia e Democracia Universitária, já que corremos o sério risco de sofrer uma intervenção bolsonarista na UFPR (mais informações nesse texto). Portanto, acreditamos que é importante construir uma mobilização que vá para além de ações online, planejando atividades presenciais que respeitem critérios sanitários.
Por isso, convidamos todas e todos que se interessam em construir uma luta concreta contra a intervenção bolsonarista e em defesa da Autonomia e Democracia Universitária a se juntarem a nós nas próximas ações! Acompanhe a Frente pela página no Facebook e leia seu Manifesto completo aqui.
Confira mais fotos da ação: