Estudantes da Udesc desmentem versão da Reitoria favorável às aulas remotas

O Centro Acadêmico de Música da Udesc (CAMU) divulgou em 27 de junho uma resposta à comunicação da UDESC em referência à notícia de 24 de junho, publicada no site da universidade.

Desde o dia 22/06, as aulas remotas da graduação estão em andamento na universidade, normalizadas por uma resolução (032/2020) tomada ad referendum, isto é, por decisão individual da Reitoria que deveria ser posteriomente avaliada em Conselho Universitário, o que não ocorreu até agora.

De acordo com o artigo do site da UDESC, os corpos discente e docente estão contentes com o imposto retorno às aulas e adequação (às pressas) das mesmas ao ensino remoto. No entanto, na notícia em questão a comunidade universitária não foi plenamente amostrada e alunos com opiniões contrárias não foram contemplados adequadamente. 

Segundo representantes do CAMU, há alunos com problemas de permanência, incapazes de acompanhar as aulas e, também, muitos em oposição à falta de participação nas decisões, mas nada disso aparece no site oficial da UDESC. O auxílio oferecido para pagar internet, por exemplo, é de apenas 80 reais mensais, um valor fixo para todo o Estado, ainda que ele não seja suficiente em determinadas localidades. 

É por esses motivos que os cursos de Música e de Moda entraram em greve estudantil nas últimas semanas. O curso de Teatro está em estado de greve e o curso de Artes Visuais em estado de boicote às aulas. A mobilização tem envolvido ainda outros Centros e Cursos, que têm realizado ações para contornar as dificuldades estruturais e pedagógicas causadas pela repentina implementação do ensino remoto. Entre as ações, estão também as denúncias à falta de democracia dentro das recentes ações da gestão de Dilmar Baretta (atual reitor). No entanto, o DCE não tem dado representatividade aos cursos grevistas e evitou fazer críticas à Reitoria quanto à ilegalidade da nãoconvocação do Conselho Universitário.

Confira aqui a carta completa de resposta escrita pelo CAMU.