Espaço comunitário em Belém do Pará é atacado com explosivos por fascistas

Por Repórter Popular

No último sábado, 14 de janeiro, o Centro de Cultura Libertária da Amazônia (CCLA), em Belém do Pará, foi alvo de um ataque fascista no início da noite, sendo alvejado com fogos de artifício e bombas por um grupo de dentro de um carro preto com as placas cobertas. 

O espaço comunitário que foi atacado abriga trabalhos de educação popular, inclusive com crianças, além de iniciativas de distribuição de sopão vegano a pessoas em situação de rua, saraus, cinema de rua, dentre outras. Apesar de o espaço estar com uma atividade em curso no momento do ataque, ninguém se feriu.

Segundo a nota divulgada pelo CCLA, o ataque se insere em uma articulação da extrema-direita de Belém de caráter miliciano, liderada especialmente por um ex-delegado e hoje deputado federal, que ambiciona se lançar na disputa eleitoral para a Prefeitura do município. O comunicado ainda alerta para a possibilidade de ataques como esse se tornarem prática comum na cidade, atingindo não apenas setores libertários, mas grupos de esquerda como um todo.

O CCLA, por fim, reitera seu compromisso com a luta popular e finca os pés na posição de que não se intimidarão por ataques como esse. As atividades do centro cultural podem ser acompanhadas por meio de seu instagram: @cclabelem.

Foto de destaque: registro da atividade do dia 07 de janeiro, que marcou 1 ano do CCLA e 189 anos da Revolução Cabana