Em Florianópolis, mais um avanço na luta do Quilombo Vidal Martins

O ano ainda não acabou para a luta social. No dia 17 de dezembro de 2019, o Quilombo Vidal Martins, com apoiadores e apoiadoras, foi até o INCRA, em São José (SC), região próxima de Florianópolis, exigir agilidade na entrega do relatório técnico de identificação e delimitação (RTID) do seu território.

Chegando lá, após muita insistência, a comunidade conseguiu uma reunião no auditório com servidores do INCRA.

A reunião começou com explicações vacilantes de um servidor acerca do atraso do INCRA na análise dos documentos necessários para o RTID, até que um técnico do setor de cartografia apareceu e prometeu analisar a planta e o memorial descritivo durante a tarde. O grupo de quilombolas e apoiadores/as resolveu esperar no próprio INCRA pela resposta.

Depois de uma manhã e uma tarde inteiras pressionando dentro do prédio, foi encaminhada a homologação da planta e do memorial descritivo, que serão entregues ao Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) junto com os pareceres técnico e jurídico finais, bem como as demais peças já homologadas do processo (o relatório antropológico, o levantamento fundiário, os cadastros das e dos quilombolas e o levantamento de sobreposições).

A resposta dessa etapa deve ocorrer até 14 de janeiro e, a partir daí, poderá ser publicado o RTID.

Hoje o Quilombo Vidal Martins obteve uma conquista, demonstrando força através da solidariedade e da ação direta. Mais um avanço na luta do Quilombo Vidal Martins