Congresso no RJ discute a luta por moradia

Do Movimento de Organização de Base (MOB) – RJ

Foi realizado nos dias 12 e 13 de janeiro, no prédio do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (centro do Rio), o XIII Congresso da Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST), movimento popular do Rio de Janeiro de luta por moradia.

A mesa de abertura do congresso contou com a presença de inúmeros movimentos populares como a Aldeia Maracanã, o Movimento das Comunidades Populares (MCP), o Movimento de Luta Classista e entre o Movimento de Organização de Base do Rio de Janeiro (MOB-RJ). O cônsul da Venezuela também participou, falando dos ataques que seu país está sofrendo pelas potências imperialistas. No auditório do Sindipetro, mais de 100 pessoas, entre moradores/as de ocupação, sindicalistas,
estudantes e apoiadores/as participaram da abertura do evento.

O congresso reafirmou a importância da FIST na luta por moradia no Rio de Janeiro, assim como reforçou a necessidade da construção de uma unidade entre sindicalistas, sem-teto, indígenas, estudantes e todas/os de baixo, contra os ataques do governo Bolsonaro, Witzel e Crivella. As
ameaças do governo Witzel à Aldeia Maracanã (território indígena) foram destacadas pelos/as presentes.

Em diversas falas, apontou-se a necessidade de contruir perspectivas de trabalho de base que não tenham ilusões com as instituições como governos ou mandatos parlamentares e que apontem para um objetivo de transformação radical da sociedade.

No saguão, houve espaço para a arte indígena, cerveja artesanal e jornais históricos da FIST. Ao final do evento, povos indígenas da Aldeia Maracanã apresentaram um ritual originário.