Comitê de ajuda-mútua arrecada doações em Guarulhos (SP)

Moradores da periferia se organizam para apoiar os mais necessitados no bairro de São Rafael
 
Diante do cenário de epidemia do coronavírus, o coletivo Mandela Free partiu em direção à auto-organização e ação coletiva: incentivou a criação de um comitê de ajuda-mútua na comunidade São Rafael, em Guarulhos (SP), para arrecadar doações e levá-las aos moradores que possam estar sentido mais os efeitos da crise.
 
Prevendo a lentidão dos governos e o descaso, o comitê procurou adiantar o lado de quem precisaria de apoio para não passar necessidade com a falta de produtos básicos de alimentação principalmente, já que a maioria dos trabalhadores informais vivem hoje nas periferias e são o grupo mais atingido pela quarentena decretada no estado desde março.
 
Além das doações, esse comitê realiza postagens diariamente na página do Coletivo, com orientações de higienização, isolamento, e informações sobre movimentos do governo, para levar aos moradores informações sobre acesso à saúde e ao auxílio financeiro emergencial, disponibilizado neste momento.
 
Organização do comitê
O comitê é construído pelo coletivo Mandela Free junto a moradores do bairro e da cidade de Guarulhos. A interação do comitê e o pessoal que se dispôs a ajudar foi feita através das redes sociais (facebook, instagram, grupos de whatsapp), assim possibilitando que se atingisse um número considerável de pessoas. Após essa interação, foi importante desenvolver frentes de atuação, pois para que as ações pudessem ser desenvolvidas é necessário uma boa comunicação através das redes sociais (já que essa se tornou a forma mais efetiva de atuação diante da pandemia), organizar pessoas para ficarem responsáveis com a logística dos recebimentos e doações.
 
Para entrar em contato com as pessoas que desejam fazer e receber as doações desenvolvemos um simples formulário, em que a pessoa preenche com dados básicos e a partir disso fazemos o primeiro contato.
 
Essa foi a melhor maneira que o comitê encontrou para organizar o funcionamento a distância e conseguir agir durante o período de isolamento social.
Arrecadação
O Comitê tem atualmente dois pontos de coleta no bairro: na Avenida Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco nº 2964 (Borracharia do Celinho) e na Rua Domingos de Abreu n°397. Nesses pontos de arrecadação estão sendo recebidos ALIMENTOS E PRODUTOS DE HIGIENE (inclusive fraldas, absorventes, etc) E LIMPEZA. As doações são fundamentais para a montagem das cestas básicas que serão distribuídas. Além disso, para quem quiser ajudar de longe, o comitê aceita doações financeiras, que serão convertidas em mantimentos, nas contas:
 
– Caixa Econômica Ag 2191 C/I 57916-0 Pedro Henrique A. Lessa Otsuzi CPF 481.653.968.97
 
– PagBank 290 Ag 0001 C/C 1447905-9 Filipe de Freitas Alves CPF 468.813.948.96