Ataque da UFRGS às cotas com mudanças no processo de aferição

Ontem, segunda-feira (5), no primeiro dia de aulas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Balanta (https://www.facebook.com/balantanegritude/) organizou um ato cultural contra as mudanças na Comissão de Aferição das ações afirmativas da UFRGS para esse ano.

Com as mudança nos critérios avaliativos, a UFRGS atua de maneira a perpetuar uma lógica racista, dando aval para pessoas que, mesmo sendo brancas, possam usufruir das cotas indevidamente apenas alegando que têm avós negros, por exemplo. E para além disso, cria também uma nova categoria de “Pardo indígena”, o que para o movimento desrespeita as etnias indígenas.

O/os movimento/s negros chamam atenção das/os estudantes e de toda população para esse ataque inescrupuloso que a instituição escolheu fazer, de maneira arbitraria e sem consulta ao movimento negro que há anos vem travando a luta para garantir seus direitos e democratizar o acesso à educação. Nesse sentido, o “Balanta – nenhum cotista a menos” convida a população para uma aula aberta amanhã, às 14h na Reitoria da universidade, com a seguinte chamada: “Cotas na UFRGS é pra valer? Pra quem?”

link para o evento: https://www.facebook.com/events/164700084183297/