As sementes se espalham lentamente na terra

por José Carlos de Almeida

As sementes se espalham lentamente na terra. As nossas crianças, aqui ou na África, sofrem com a fome e as mudanças climáticas.  De acordo com informações do IBGE, no Brasil são mais de 13 milhões de pessoas que vivem na pobreza, e é considerado pobre aquele que tem renda inferior a um dólar por dia, mais ou menos 5 reais. Consegue imaginar alguém vivendo com 5 reais por dia?

De acordo com relatório da Oxfam, os 2.153 bilionários do mundo detêm mais riqueza do que os 4,6 bilhões de pessoas mais pobres, que correspondem a cerca de 60% da população mundial. De acordo com a revista FORBES, o número de bilionários nos Estados Unidos da América é de 614. O Brasil é o 7º país em número de bilionários no mundo com exatamente 54, e de 2010 a 2020 o país já ganhou 27 novos bilionários.

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Tem 54 bilionários. Segundo informações do IBGE, apenas 5 deles concentram a mesma riqueza que a metade da população mais pobre, em torno de 100 milhões de pessoas.  O que você pensa sobre isso? A crise é igual para todos?

Segundo informações divulgadas no jornal Estado de Minas (em 27/07/2020), 42 bilionários aumentaram suas fortunas em 17%, apenas durante a pandemia da COVID-19. Enquanto isso, estima-se que 40 milhões de pessoas devem perder seus empregos e 52 milhões de pessoas devem entrar na faixa de pobreza na América Latina e Caribe.  Quem a crise atinge mesmo?

De acordo com informações da ONU, em 1940 havia aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo, hoje superamos os 7,5 bilhões de habitantes. Para este sistema não seria melhor alguns pobres deixarem de existir? O que você pensa sobre isso?

O Brasil tem as maiores reservas de água doce do planeta, cerca de 12% da água doce do planeta. A humanidade passa sede. A ONU aponta que cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm água potável no mundo. Enquanto a Coca Cola tem um lucro de mais de 300% em cada garrafa de água vendida. Você acha justo?

Como justiçar as queimadas no Pantanal e na Amazônia Brasileira, quando se fica evidente que tudo é planejado? Como não sentir o silêncio da floresta queimando e a biodiversidade sendo destruída em nome do lucro de poucas empresas?

Segundo informações do IBGE, a população brasileira hoje ocupada é de 83,3 milhões de pessoas, e a população brasileira desocupada, fora da força de trabalho, é de 77, 8 milhões de pessoas. Somando os 13 milhões de desempregados, atualmente tem mais gente sem trabalho do que trabalhando no país. Imagine uma coisa: como viver sem trabalho?

De acordo com a organização não governamental britânica Oxfam, 1% dos mais ricos do mundo ficaram com 82% de toda a riqueza global gerada no ano de 2017. Enquanto isso, a metade mais pobre da população global, 3,7 bilhões de pessoas, não ficaram com nada. Quem é você mesmo?

As guerras fazem parte do império. A América e África fazem parte dessa engrenagem? Há em curso um modelo de sociedade de destruição, e as políticas de destruição são premeditadas. Mas o império quer que acreditemos no imprevisto.  Como seguiremos? Vamos continuar sendo saqueados em paz?

Os Campesinos chamam o vento, precisamos continuar a sentir natureza e recolher forças das espiritualidades, nos fazendo presentes, ou os ausentes ficarão sem direito a reclamar.

*José Carlos de Almeida é camponês e educador, assentado da reforma agrária na região metropolitana de Porto Alegre (RS), no assentamento Santa Rita de Cássia II