Após queimada, comunidade organiza mutirão de restauração da vegetação

Por A Voz do Morro

No dia 12 de abril, uma queimada atingiu uma área de quase 20 hectares de mata baixa e campos secos no Morro Santana. O incêndio durou mais de 12h até ser controlado, moradores reclamaram da demora dos bombeiros em agir. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há como apurar como o fogo teria se iniciado, mas o clima seco, o vento e o calor podem ter contribuído. De acordo com moradores, as queimadas são um problema comum e que colocam em risco as moradias da comunidade e também a flora e fauna nativa. Alguns moradores afirmam terem avistado cobras dentro de casa após o incêndio.

Grupo de moradores organiza mutirão

O Coletivo Visão Periférica, grupo de moradores da região que existe há cerca de quatro anos, mantém uma biblioteca comunitária, organiza saraus, cinemas de rua e as famosas EcoTrilhas. Dessa vez o grupo está organizando um mutirão para o manejo da área. O Coletivo afirma que embora a área queimada pertença a UFRGS, o fogo chegou muito próximo das casas de moradores e que vão agir coletivamente para restaurar a área, já que a Universidade não toma providências.

Pensamos em fazer uma CERCA VIVA DE ADUBAÇÃO VERDE nos fundos das casas e nas bordas da mata, na divisa com a área que queimou. Quando queima, o fogo avança por onde o solo é seco, a ideia é fazer uma faixa de proteção vegetada que proteja as casas do avanço do fogo. Mais do que isso, sabemos que o principal é a prevenção, aprendermos a separar o lixo, não queimar, reciclar o seco e usar o orgânico como adubação. Então esse mutirão é só mais uma etapa do longo trabalho de educação ambiental que já estamos tocando e pretendemos avançar.”

Mutirão de eco-restauração no Morro Santana

Data: 28/04/2018

Horário: 8h00

Local: Biblioteca Comunitária Visão Periférica, Vila das Laranjeiras (Morro Santana)

RECOMENDAÇÕES PARA O MUTIRÃOBuenos dias! Nos reunimos ontem com a Pips, amigona nossa agrônoma da Comuna do Arvoredo….

Posted by Coletivo Visão Periférica on Wednesday, April 25, 2018

 

Morro Santana é refúgio de vida silvestre

O Morro Santana é a área com maior representatividade da fauna e flora de Porto Alegre. Na divisa entre dois biomas, o Pampa e a Mata Atlântica é também o ponto mais alto de Porto Alegre (311m). Desde 2006 foi estabelecido pela UFRGS uma área de 321,12ha (cerca de 30% do Morro) como um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) que se busca transformar numa Unidade de Conservação (UC)”.

EcoTrilhaSolidária, organizada pelo Coletivo Visão Periférica