Alegrete (RS): Ação divulga Campanha de Luta por Vida Digna na fila da Caixa

Na última sexta-feira (14), integrantes da Resistência Popular do município de Alegrete (RS) realizaram uma ação para divulgar a Campanha de Luta Por Vida Digna. Com foco na pauta de Renda Digna para o Povo, foram distribuídos panfletos da campanha para as pessoas que se encontravam na fila de acesso à agência da Caixa Econômica Federal da cidade, muitas delas para receber o auxílio emergencial.

Os membros da Resistência Popular conversaram com as pessoas, e muitas delas relataram estar há horas na espera – em uma fila que ocupava a calçada e parte da via. Algumas contaram que não era a primeira vez que passavam por tal situação durante o período de pandemia.

Foi notada a ausência de fiscais para coordenar a fila, na qual muitas pessoas estavam aglomeradas, sem observar a distância mínima segura para evitar contágio por Covid-19. Também foi percebida a falta de funcionários para atender e tirar dúvidas dos usuários.

A atividade foi pensada com o objetivo de dialogar com a população sobre a importância de garantir o direito a uma renda digna (muito mais do que meros seiscentos reais), principalmente durante a pandemia, mas também para além dela, afirmando o direito de ficar em casa sem morrer de fome. E além disso, serviu também para divulgar a campanha, marcar presença nas ruas, observando as orientações de distanciamento social, e avaliar a situação para melhor elaborar futuras abordagens.