No dia 26 de setembro, uma tragédia aconteceu na obra de substituição da rede de água na Vila das Laranjeiras, localizada no bairro Morro Santana, Zona Leste de Porto Alegre. O trabalhador que operava uma retroescavadeira foi atropelado pela máquina enquanto fazia reparos na Rua 3, sem oportunidade de socorro, acabou morrendo no local.
O senhor Aristides Lemes de Melo, de 62 anos, conhecido por muitos como “Tidi”, era um antigo morador e foi escolhido pela empresa para executar o serviço por conhecer a população e as vielas apertadas da Vila das Laranjeiras. De acordo com moradores, já havia a informação que a máquina estava com problemas e mesmo assim não foi substituída.
No início de agosto o prefeito Nelson Marchezan fez uma vistoria da obra, em conjunto com os engenheiros da Construtora Sintra (responsável pela obra), Léo Henrique Alberton e João Arthur Basso; os secretários municipais Marcelo Gazen (Infraestrutura e Mobilidade Urbana) e Hiratan Pinheiro da Silva (Serviços Urbanos); e os engenheiros fiscais do Dmae, Eduardo Germani Martins e Carla Leão.
A comunidade está revoltada com a tragédia e exige que a Construtora Sintra e a Prefeitura de Porto Alegre sejam responsabilizadas. Além disso, moradores afirmam que uma série de problemas com a obra estão ocorrendo, por exemplo a retirada de canos sem a substituição por uma rede nova, acarretando em vazamento de água pelas ruas. A obra prevê a substituição de 6.388 metros de redes e tem investimento previsto de R$ 2 milhões.
Foto destacada: Jeff Bernardes