Arte: Coletivo Pintelute
Atravessamos um momento de crise sanitária. As medidas de isolamento são necessárias para a proteção da integridade física da população. Mas há locais em que a vivência comunitária é parte central do modo de vida das pessoas, faz parte de sua cultura e de sua realidade estrutural, o que torna mais difícil restringir o contato e faz com que o risco de contágio seja maior. Este é o caso das comunidades indígenas, que existem e resistem ao longo de todo o território brasileiro, e já enfrentam historicamente ataques aos seus direitos, aos seus territórios e à sua soberania. As possibilidades de isolamento são muito diferentes daquelas que encontramos nos agrupamentos populacionais não-indígenas.
A Terra Indígena Morro dos Cavalos em Palhoça, Santa Catarina, tem atravessado essas dificuldades. Na T.I. Morro dos Cavalos há um enorme número de crianças e também de idosos com mais de 80 anos de idade. As moradias se estruturam em grandes núcleos familiares. Além disso, a falta de homologações territoriais implica também na falta de soberania alimentar nestes territórios. Assim, nas aldeias muitas pessoas dependem de trabalhos fora das terras para contribuir para a renda familiar. O isolamento e a impossibilidade de sair da comunidade implica na restrição ou impossibilidade de compra de alimentos e produtos de higiene.
Por isso, lideranças da comunidade estão promovendo uma campanha de apoio às comunidades Guarani do Morro dos Cavalos. A solidariedade, através do apoio financeiro, é importantíssima para ajudar as famílias Guarani a passarem por este momento, tendo sua saúde e dignidade garantidas.
Apoio financeiro às comunidades Guarani do Morro dos Cavalos
As doações devem ser feitas por transferência bancária na seguinte conta:
Banco do Brasil
Agência: 5362-7
Conta Corrente: 2450674
Titular: Eunice Antunes
CPF: 041.940.759.60