Uso de drones e contaminação por agrotóxicos em Erval Grande (RS)

Por Reporter Popular RS

O Reporter Popular entrevistou Rudi, indígena e campesino do Povo Dofurêm Guaianá no Município de Erval Grande-RS, que denunciou o uso de drones na Região Norte do RS, com o avanço do agronegócio e da produção de soja. A aplicação em larga escala de agrotóxicos está afetando todas as outras produções do entorno.

RP:O que está acontecendo no município do Erval Grande e com as hortas do povo Dofurem Guaianá?
RUDI: O avanço do agronegócio e da produção de soja tem trazido um aumento nos casos de contaminação por agrotóxicos na região norte do RS. Os chamados Drones são a nova tecnologia de guerra utilizada para pulverizar lavouras com uma quantidade cada vez maior de venenos. Algumas plantas consideradas “daninhas” estão se tornando resistentes aos produtos químicos e portanto exigindo a cada ano um número maior de aplicações.

RP: Os drones sobrevoam as lavouras de vocês e aplicam? Ou como isso acontece?

RUDI: O grande problema no uso desses Drones é que, com frequência, por ser aplicado de forma aérea, o veneno tem se espalhado pelo ar e atingido áreas vizinhas, prejudicando as culturas alimentares de outros agricultores e comunidades. Muitas plantações de erva-mate, parreiras, frutíferas, hortaliças e também moradias estão sendo prejudicados.

RP:Como vocês estão achando que isso pode mudar? Essas situações tem sido relatadas em diferentes áreas do Estado é um problema grave…

RUDI: É preciso que haja uma proibição, ou no mínimo um rigor maior na utilização de Drones na agricultura. O uso desses equipamentos e produtos não pode atingir de nenhuma forma as áreas em torno. E quando atingir deve haver uma reparação imediata para as famílias afetadas.
Já é comprovado que os agrotóxicos estão diretamente ligados ao aumento nos casos de câncer, má formação genética, problemas psicológicos entre outras doenças.

RP: Você quer trazer mais algum dado ou comentário para o Reporter Popular?
RUDI: Precisamos ficar atentos e diminuir ao máximo o contato com esses produtos. Não é justo que tudo seja envenenado de forma irresponsável para satisfazer a ganância de alguns. Por isso levaremos essa luta adiante. Juntos somos mais fortes. Agrotóxico Mata!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *