O sala Mauricio Cardoso na Assembleia Legislativa ficou pequena para receber a comunidade que se mobilizou para a audiência que contou com a presença de Rui Vicenti Opermann, reitor da UFRGS, e parlamentares.
Há meses a Associação de Moradores da Vila Boa Esperança vem buscando um encontro com o reitor da universidade, inúmeras mobilizações foram feitas em frente a reitoria na tentativa de buscar explicações do que motiva a universidade a querer tirar o teto de quase cem famílias.
Finalmente hoje aconteceu o encontro da comunidade com o reitor, e a comunidade representada pela presidente da associação de moradores, Erondina Sarturi, pelo vice presidente Cléuton Lima, conseguiu arrancar do reitor a declaração de que a UFRGS não tem mais interesse na área, e que agora aguarda uma audiência de conciliação para formalizar o acordo para ceder a área para a comunidade.
Erondina Sarturi afirma que hoje foi dado um grande passo em direção a vitória definitiva da comunidade, porém afirma que é importante a comunidade e apoiadores se manterem mobilizados até o acordo ser firmado judicialmente conquistando assim a vitória definitiva.