Por Repórter Popular BA
Do dia 29 de janeiro ao dia 2 de fevereiro, ocorreu em Salvador (BA) a VIII Jornada de Agroecologia da Bahia, encontro idealizado pela Teia dos Povos da Bahia. A Teia é, de acordo com sua própria definição, uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas.
Ela tem como objetivo contribuir na construção de poder popular e emancipação coletiva, na luta por terra e território entre diferentes povos, extrativistas, ribeirinhos, povos originários, quilombolas, periféricos, sem terra, sem teto e pequenos agricultores. Nesse horizonte, as Jornadas são grandes encontros de troca, celebração e construção de lutas entre os povos.
O tema da Jornada de 2025 foi “Aliança entre campo e cidade para o combate à fome e à pobreza”, e a escolha pela primeira edição da Jornada na capital baiana também caminha nesse sentido de agregar mais a presença e protagonismo de movimentos sociais e territórios urbanos nessa luta.
Entre os diferentes espaços que ocorrem dentro das Jornadas de Agroecologia, destacamos o Terreiro Lúdico, espaço de acolhimento e formação das crianças da Teia, que além de contribuir em uma demanda por equidade de gênero e coletivização dos cuidados das crianças, também está diretamente implicado na construção de outras narrativas e referências libertárias para as infâncias. Destacamos também a presença de integrantes da Coordenação Anarquista Brasileira (CAB) na construção e manutenção desse espaço.
Viva as crianças, viva as lutas e conquistas dos povos!