Da Redação
Nesta terça-feira (11), começou a circular em redes sociais um vídeo no qual um vendedor senegalês, em Esteio, é abordado por policiais da Brigada Militar e servidores da Guarda Municipal, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. A atuação das forças de segurança e fiscalização chamaram atenção pelo volume de agentes: nas imagens, é possível ver dois policiais militares e quatro guardas municipais, sendo que um destes segura o vendedor pelo braço, quase o torcendo. Veja o vídeo:
No dia 20 de Junho já havia postado com revolta o confisco dos produtos dos imigrantes vendedores do centro de Esteio. Hoje, o governo Leonardo Pascoal foi além, detendo o trabalhador com uma truculência totalmente desnecessária. Infelizmente, nenhuma surpresa.
Publicado por Rodrigo Carvalho Dos Santos em Terça-feira, 11 de julho de 2017
Por meio de uma nota, a Prefeitura de Esteio declarou que a ação foi contra a venda de produtos irregulares.
A ação da prefeitura de Esteio, hoje chefiada por Leonardo Pascoal (PP), é semelhante às iniciativas da Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, onde vendedores que atuam nas ruas do Centro passaram a ter suas atividades coibidas desde que Nelson Marchezan Jr. (PSDB) chegou à Prefeitura. Da mesma forma que na capital gaúcha, o novo executivo esteiense mostra proximidade com o setor lojista, que frequentemente reclama dos vendedores ambulantes nas ruas. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), uma das entidades da cidade que reúne empresários lojistas na cidade, recentemente, garantiu o repasse da Praça Irmão Egídio, área que era pública, para a construção de sua nova sede. Entre os empresários que têm relação com a Acise, está Dante Bettanin, dono do grupo InBetta, um dos doadores da campanha de Leonardo Pascoal em 2016.