No dia primeiro de junho, segunda-feira, o novo trabalho do V.O. (Versão Original) foi lançado. Com o nome “Santa Catarina”, todas as faixas foram gravadas antes da pandemia, motivo para a faixa de abertura ter ideias desconexas com o momento atual: “Tô na rua”. No momento, os integrantes do V.O. estão em casa, em Joinville, respeitando o isolamento social por causa do coronavírus.
A nova produção tem sete músicas. Ukah e Tirrã queriam lançar um álbum com 11 faixas, mas teve uma pandemia no meio do caminho. Conforme Ukah, é melhor chamar de trabalho para não chamar de CD ou EP. Tirrã está no rap desde 1998, começou no grupo União Racial Consciente (confira um show do grupo em Guaramirim).
Na segunda faixa, “Contenção”, V.O. fala sobre o rap joinvilense há 20 anos. A música tem a participação do Milton Neto. “Na década de 90, aí, quem tava lá?”. Versão Original estava lá desde 1998. “V.O que tá na casa, o rap de Santa Catarina tem nome”, cantam na música. Em seguida, na música “Só mais uma vez”, o tema é saudade, o remember: “me dá pra mim pra que eu viva meu sonho feliz assim”.
Ukah V.O. é formado em Publicidade e Propaganda, ele fala do diploma em algumas músicas. Na quarta música do lançamento, Ukah canta: “na atividade, faculdade comunicação. Olha lá o preto, se formou na academia, tudo que eles não queria, aguenta aí cuzão”. Na Faculdade Ielusc, local em que Ukah se formou, poucos pretos são matriculados.
O artista e publicitário é torcedor do Joinville Esporte Clube (JEC), time tradicional da cidade: “eu ainda sou o mesmo soneto, sou gueto sou JEC de preto eu sou união”, diz a letra. A religião de Ukah é umbanda, mas ele ainda não foi batizado. “O terror do estado, não sou batizado, mas fecho com gema, eu confesso, irmão”, continua na música SC.
Sobre a gíria “gema”, Ukah explica que tinha um amigo no Fátima que usava a expressão. “Sempre falava que nós éramos da gema. Nativo, local, nascido e criado aqui. Até o Quinto Elemento usou isso num som novo. ‘Catarina da gema’. Nosso disco todo é em cima do estado de Santa Catarina”.
Além do novo lançamento com o V.O., Ukah está investindo na carreira solo. Aqui no Repórter Popular, já foi informado sobre os dois clipes lançados: “Carrossel e Precisamos Conversar”. Com o apoio do Centro de Umbanda Ogum Sete Espadas e a direção de Jocemar Maçaneiro, o novo clipe é da música “Nosso Reinado”.
Acaze, Cabes, Nansy Sykvvz, Wecando, Deryck Cabrera e BarackStyle contribuíram na produção do novo trabalho. A foto da capa é do Roy Schulemberg, a caligrafia foi feita pelo Haro Schulemberg. O modelo da foto se chama Pirãmi.
BarackStyle fez a parte instrumental de duas músicas do novo trabalho do V.O.: “Imortais” e “De giro”. Barack trabalha no Baiagun LAB, estúdio localizado na zona sul de Joinville. Barack também lançou um clipe novo: “Não me engana”.