Conforme informações locais, acontece nesse momento tentativa de reintegração de posse na Ocupação Nova Coruja em Pelotas/RS. Além de efetivo da Brigada Militar, haveria a participação dos chamados “seguranças privados” na desocupação.
A reintegração teve início na segunda-feira (04/05), na ocupação que está em um terreno anteriormente abandonado, localizado no bairro Santos Dumount, próximo a uma escola e ao presídio.
O ato, que vai contra o direito à moradia garantido na Constituição Federal, deixa os moradores ainda mais expostos às desigualdades sociais em meio a uma pandemia do Coronavírus. A Ocupação Nova Coruja é formada por 57 famílias, as quais ficarão sem ter para onde ir e mais vulneráveis à crise de saúde. Os moradores lutaram para construir suas casas e já garantiram alguma estrutura mínima para habitação, como água e luz, além de seguirem batalhando pela regularização fundiária do terreno ocupado.
Na tarde de ontem, houve resistência por parte dos moradores, garantido que a reintegração não fosse concluída. Há informações de que a reivindicação pelo terreno parte de uma das famílias mais tradicionais e ricas da cidade, e de que uma nova tentativa de desocupação será feita na tarde desta terça (05/05).