Um grito de resistência pela luta no Curdistão

No último sábado, dia 19 de outubro, aconteceu no Ateneu Libertário A Batalha da Várzea, em Porto Alegre, a atividade “Um grito de resistência pela luta no Curdistão”, em apoio à luta dos povos da região do Norte da Síria, que também é conhecida como Curdistão Sírio ou Rojava, contra o ataque da Turquia e seus mercenários.

O objetivo do evento era realizar uma roda de conversa, para trocar informação e fortalecer os laços de solidariedade com o processo revolucionário anticapitalista, antipatriarcal e ecológico que tem sido construído pelos povos que ali resistem, e defendido com o sangue de milhares de mulheres e homens que foram até as últimas consequências na defesa da luta por uma vida mais digna. A atividade contou com a presença de Florência Guarch e Bruno Lima Rocha, compas que vêm pesquisando a situação há tempos, e contribuíram com o debate.

A região, oficialmente pertencente ao Estado sírio, tem estado sob autogoverno desde 2012, pouco depois do início da Guerra Civil Síria, quando as tropas do Exército Árabe Sírio se retiraram e as milícias da região (principalmente YPG/YPJ) se organizaram para defender a população e o território dos ataques do Estado Islâmico e outros grupos fundamentalistas. No entanto, desde o dia 9 de Outubro, com a retirada das tropas estadunidenses do terreno, o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan iniciou uma ofensiva sobre o autogoverno das FDNS, no Nordeste da Síria. Para informações mais completas sobre a situação, acesse Recortes e apontamentos sobre a invasão otomano-salafista iniciada em outubro 2019 contra Rojava e a resistência do Confederalismo, da autoria de Bruno Lima Rocha.

Comitê de Solidariedade

No próximo domingo (27), as 15h, acontecerá uma reunião para tratar a respeito do Comitê de Solidariedade ao Povo Curdo. A atividade será no Ateneu Libertário A Batalha da Várzea, Rua Lobo da Costa, 147, Azenha.
 
Assista o vídeo que produzimos em 2017 sobre a Revolução Curda:

Você já ouviu falar no Curdistão?

VÍDEO | Você já ouviu falar do Curdistão?#Curdistão #Anticapitalismo #Feminismo #Ecologia #RevoluçãoEm 2017 tivemos a oportunidade de acompanhar essa palestra da militante curda Melike Yasar. Nesse momento, em que o povo curdo está sendo atacado pelo governo da Turquia, achamos importante resgatar o vídeo.-"O povo curdo está organizando e construindo uma nova sociedade, uma nova forma que é alternativa ao capitalismo. Um povo que é composto por, aproximadamente, 50 milhões de pessoas que não é conhecido. Existe uma revolução, existe um lugar onde não há o capitalismo, e o Estado. Há uma economia alternativa. Que tem a participação do povo na construção de uma nova sociedade, que está contra o Estado, não só para os curdos mas para todos os povos que vivem nessa região e que tomaram esta perspectiva do Confederalismo Democrático." (Melike Yasar)Leia mais em: https://reporterpopular.com.br/declaracao-publica-das-universidades-de-rojava-e-kobane-curdistao/

Posted by Repórter Popular on Monday, November 27, 2017