Tropa de Choque de Caxias do Sul (RS) comemora aniversário com vídeo sádico

Em meio a pandemia, o 4º Batalhão de Polícia de Choque de Caxias do Sul (RS) está gravando um vídeo institucional para comemorar seu primeiro aniversário desde sua fundação, em 2019. As cenas gravadas simulam a repressão da Tropa de Choque a manifestantes. Nos vídeos, os policiais atiram com balas de borracha e bombas de efeito moral contra uma manifestação que ocupa a rua. Em uma delas, um cachorro chega a morder o braço de um dos manifestantes. 

  – “É uma forma de comemorar e mostrar o trabalho do nosso batalhão para nossa sociedade”, afirma o Capitão Amilton Turra, Subcomandante do 4º BPChoque.

Assista o vídeo que mostra algumas cenas dos bastidores da gravação (Fonte @policiabrasileira.oficial):

Tropa de Choque de Caxias do Sul (RS) comemora aniversário com vídeo sádico

CAXIAS DO SUL-RS | Tropa de Choque comemora aniversário com vídeo sádico e provoca aglomeraçãoEm meio a pandemia, o 4º Batalhão de Polícia de Choque de Caxias do Sul (RS) está gravando um vídeo institucional para comemorar seu primeiro aniversário desde sua fundação, em 2019. As cenas gravadas simulam a repressão da Tropa de Choque a manifestantes. Nos vídeos, os policiais atiram com balas de borracha e bombas de efeito moral contra uma manifestação que ocupa a rua. Em uma delas, um cachorro chega a morder o braço de um dos manifestantes. – “É uma forma de comemorar e mostrar o trabalho do nosso batalhão para nossa sociedade”, afirma o Capitão Amilton Turra, Subcomandante do 4º BPChoque.O diretor do filme, "Pirata", é um produtor audiovisual que ostenta um vasto currículo em acompanhar repressões policiais registrando mais de 200 operações em favelas cariocas. O vídeo institucional contou com os seguintes patrocinadores e apoiadores: Condor Tecnologias Não-Letais, Ct12 Centro de Treinamento, Invictus – Tactical & Outdoor. Loja Brooksfield (Iguatemi), Oficina do Drone, Personal Royal Hotel, Via Bella Veículos, Casa das Armas. Leia a matéria completa em: https://reporterpopular.com.br/tropa-de-choque-de-caxias-do-sul-rs-comemora-aniversario-com-video-sadico/Imagens retiradas do instagram: @policiabrasileira.oficial

Posted by Repórter Popular on Sunday, July 5, 2020

O vídeo institucional contou com os seguintes patrocinadores e apoiadores:  Condor Tecnologias Não-Letais,  Ct12 Centro de Treinamento,  Invictus – Tactical & Outdoor. Loja Brooksfield (Iguatemi), Oficina do Drone, Personal Royal Hotel, Via Bella Veículos, Casa das Armas. 

Filme “Pirata”: produtor audiovisual contratado é conhecido por acompanhar repressões policiais em favelas

Conhecido simplesmente como “Pirata”, porém autodenominado “Polícia Brasileira” em suas redes sociais, o produtor audiovisual natural de Florianópolis, ostenta um vasto currículo em acompanhar repressões policiais registrando mais de 200 operações em favelas cariocas. Não fica explícito qual sua relação oficial com a polícia, mas em suas postagens é nítido o carinho exacerbado entre ele e a corporação. Em agosto de 2019 a  Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul chegou a expedir uma placa em homenagem ao “Pirata”, o que provoca indagações sobre para onde está indo o dinheiro do contribuinte.

Gravação causou aglomeração 

O comando da corporação decidiu gravar o vídeo institucional para comemorar a data, já que em meio a pandemia não podem ser feitas cerimônias abertas ao público. Mesmo assim, as gravações provocaram aglomeração. Através de vídeos que registraram a gravação, podemos contabilizar cerca de 100 pessoas que se se juntaram na rua, dentre elas, policiais da tropa de choque, figurantes que representavam manifestantes, equipe de filmagem e curiosos que se aglomeravam pelas calçadas. 

A gravação do filme quebra o regulamento municipal que proíbe aglomerações em espaços públicos. Nessa semana, houve um avanço dos casos de COVID-19 em Caxias do Sul, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Conforme avaliação do Estado, Caxias do Sul, seria classificada em alguns índices como bandeira preta, mas mesmo assim acabou sendo classificada como bandeira vermelha. Caxias registou uma média diária de 70 casos positivados de coronavírus. Desde a última segunda-feira (29 de junho), quando os prefeitos conseguiram reverter a bandeira vermelha, ocorreram sete óbitos em cinco dias. Quanto à ocupação dos leitos de UTI, apenas em Caxias, dos 152 disponíveis, 99 estão ocupados, sendo 27 com pacientes covid-19, o que significa 63,46% de ocupação.

Vídeos no instagram do diretor “Pirata” @policiabrasileira.oficial mostram os bastidores da gravação. Em um dos vídeos o cineasta diz estar “causando caos” no Rio Grande do Sul:

– “Antes que algum idiota fale, tá todo mundo de máscara (…) Então antes dos haters, dos idiotas, falarem alguma coisa… Eu ia mostrar o dedo, mas agora…” – Nessa hora, Pirata ameaça mostrar o dedo do meio aos “haters”.

Mas olhando outro vídeo anterior, vemos uma contradição. Podemos ver que tanto Pirata quanto outros policiais envolvidos nas gravações não estavam utilizando máscaras e davam risadas enquanto assistiam uma cena na câmera.

Fontes:

https://www.bm.rs.gov.br/renomado-cineasta-chega-a-caxias-para-dar-inicio-as-gravacoes-do-video-institucional-do-batalhao-de-choque

https://leouve.com.br/batalhao-de-choque-inicia-gravacao-de-documentario-em-caxias-do-sul

https://www.instagram.com/policiabrasileira.oficial/