O Rio Grande do Sul é a nova fronteira mineral do Brasil. O que se propagandeia como algo positivo para a economia e o desenvolvimento local, na verdade, é um ataque destruidor das grandes empresas às vidas das pessoas, ao meio ambiente e até mesmo a culturas locais, motivo de tanto orgulho para os riograndenses.
Em uma série de pequenos vídeos, a Witness Brasil, junto com a plataforma Bombozila, o Coletivo Catarse e nós do Repórter Popular, amplificam as vozes de quem está na linha de frente nesse enfrentamento da vida contra a morte: indígenas, pequenos agricultores e pecuaristas familiares desafiam a lógica das empresas de mineração e seguem na luta contra quem pretende transformar o estado em um grande buraco. Confira o primeiro episódio:
O primeiro vídeo
Na fazenda Santa Clarinha, interior de Lavras do Sul, a pressão de uma grande mineradora que afetará gravemente o meio ambiente já impacta a vida de famílias que ocupam e preservam o território há muitos anos.
Territórios em risco – a nova fronteira mineral no Sul do Brasil
A série de vídeos sobre os impactos da megamineração no Rio Grande do Sul mostra a resistência pela vida de famílias de pequenos agricultores, assentados e povos indígenas em diversos locais do estado. Essas pessoas convivem com o risco da instalação de grandes barragens e minas que colocam em risco todo um sistema.
One comment
Comments are closed.