Na noite de segunda-feira ao chegar na escola para o início do novo semestre, professores e estudantes da EJA de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira foram surpreendidos com o fechamento, por parte do governo Leite, de quatro turmas que já haviam sido homologadas, duas de T7 (1º ano), uma de T8 (2º ano) e uma de T9 (3º ano).
A justificativa do governo é a baixa procura nas inscrições pela internet. Ocorre que a dinâmica da EJA é diferente do ensino regular e a maioria busca vaga no início do semestre diretamente na escola. De modo que é comum o semestre iniciar com as turmas ainda em formação.
A comunidade está organizando uma série de mobilizações que vão desde publicações nas redes sociais, colagem de cartazes pelas comunidades, passando por uma reunião no sindicato e até um ato está marcado para acontecer na frente da escola na noite de hoje.
O fechamento de turmas está acontecendo em diversas escolas. Todas as EJAs estaduais estão convidadas a participar da reunião on-line que ocorrerá amanhã, quarta-feira, 2 de agosto, 18h30. Caso tenha interesse em participar, contate a direção do 39° núcleo do CPERS.
Em 2021, em plena pandemia, o governo Leite tentou fechar todas as turmas de T7 (1º ano) de várias escolas mesmo com documentos de estudantes entregues. A mobilização reverteu a medida. Para acompanhar e apoiar a mobilização, siga no Facebook e no Instagram as páginas “Nenhuma EJA a menos no RS” e “Não feche a EJA do APP”.
One comment
Comments are closed.