simca cachoeirinha

Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (RS) retoma o caminho da luta e da organização de base

Foto da capa: Chapa 2 “Nós por Nós” e apoiadores

Por Repórter Popular RS e PR

Foi encerrada na madrugada do dia 31 de agosto, último sábado, a apuração dos votos da eleição do Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha (RS), o SIMCA. O resultado deu a vitória para a chapa 2, de oposição, que obteve 789 votos (62,3%), enquanto a chapa 1, composta pela atual coordenação do sindicato, obteve 469 votos (36,61%). No total, 1.281 servidores sindicalizados participaram das eleições sindicais.

A chapa 2, que assumirá o SIMCA no próximo período, é formada pelas trabalhadoras e trabalhadores do Coletivo Nós por Nós, que atua há pelo menos 3 anos nas lutas e nos setores de trabalho da categoria. O coletivo tem se destacado nos últimos anos por fazer oposição ao peleguismo com o governo, a burocracia e o autoritarismo que a atual direção do sindicato aplicou na relação com a base municipária.

As negociações das pautas eram feitas separadas da mobilização sindical, sem aprovação de assembleias e controle das plenárias de delegados sindicais. A democracia de base do sindicato e a independência política de classe que historicamente foram marcas do SIMCA tiveram danos evidentes no último período e não passaram sem duras críticas e embates. A categoria desaprovou nessa eleição sindical uma postura muito amigável e indulgente com o prefeito e as secretarias de governo, bem como as posturas agressivas com as demandas e reclamações que vinham dos colegas dos setores de trabalho.

O programa da chapa 2, que venceu com ampla maioria de votos, faz um conjunto de propostas para retomar o SIMCA para luta em Cachoeirinha (RS), fazer aliança com a comunidade para defender o serviço público, fomentar a organização nos locais de trabalho e realizar a tomada de decisões a partir de assembleias sobre as pautas da categoria, recuperar as perdas acumuladas e avançar na valorização do quadro de servidoras e servidores.

simca cachoeirinha

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *