Rio Grande do Sul: Ação de solidariedade na região do Alto Uruguai

Nesta segunda-feira, dia 8, o Mutirão – Grupo de Trabalhadores da Terra, coletivo de trabalhadores rurais que reúne pequenos agricultores da região norte do estado do Rio Grande do Sul, distribuiu mais de meia tonelada de alimentos em mais uma ação de solidariedade na região do Alto Uruguai gaúcho. O grupo já vinha realizando ações como esta para auxiliar na garantia da autonomia alimentar de comunidades da região do Alto Uruguai durante a pandemia (para conferir registros das ações clique aqui e aqui).

Dando continuidade a este trabalho, nesta segunda-feira foram distribuídos 500kg de alimentos entre os indígenas Kaingang do acampamento Votouro-Kandoia, no município de Faxinalzinho, e mais 130kg para famílias de trabalhadores precarizados que residem no município de Entre Rios do Sul. Trabalhadores da terra participantes e parceiros do coletivo doaram milho verde, mandioca, bergamota, batata doce e alface, frutos de seu trabalho, de seu suor cotidiano, que poderiam muito bem ser comercializados, sabendo que, mais importante do que dinheiro, é a dignidade do povo do campo. Indígenas e camponeses se ajudando, lado a lado, juntos na luta por vida digna.

Este foi o maior volume de alimentos doados pelo coletivo até então, mostrando que com trabalho de base, apoio mútuo e solidariedade é possível caminhar rumo a uma vida digna. Com isto, podemos superar não só a pandemia, mas também a pobreza, a fome, o latifúndio e o agronegócio, sintomas dessa doença infecciosa chamada capitalismo.