Remoção e despejo na Ocupação 1 de Maio em Alvorada- RS

A Ocupação 1 de Maio está ameaçada com reintegração de posse marcada para amanhã, dia 20 de maio, as 6h.

Localizada no bairro Maria Regina no Município de Alvorada – RS, a área rural com mais de 150 hectares de terra foi ocupada há 19 dias por cerca de 800 famílias cadastradas em projetos habitacionais, pessoas que residiam com familiares ou moravam de aluguel que tiveram suas vidas comprometidas com a pandemia, o alto custo de vida e a falta de políticas públicas para habitação em Alvorada.

O movimento conta com o apoio da NAMPIS (núcleo de apoio a moradia popular e interesse social) e MST.

As famílias que lutam por direito a moradia digna denunciam uma série de incêndios, qual os relatos apontam serem causados por pessoas ligadas diretamente ao caseiro do terreno e fazendeiros vizinhos quais ambos têm interesse na reintegração da Terra.

 

 

O ministério público de alvorada já se manifestou a favor da suspensão da reintegração de posse e cita a municipalidade para que o mesmo crie um planejamento para a realocação das famílias. Quanto a Prefeitura Municipal de Alvorada, a mesma não se manifestou em criar dialogo e o planejamento de realocação das famílias, a qual foi citado pelo ministério público de alvorada no processo corrente.