Quilombo Vidal Martins faz atos em seu território

O dia 14 de fevereiro, na ilha de Florianópolis-SC, foi um dia de ato do Quilombo Vidal Martins em comemoração pela publicação do Edital do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) nos Diários Oficiais da União e do estado de SC. Uma grande etapa da luta dessa comunidade pelo seu território foi finalmente vencida! Com esse reconhecimento do INCRA, agora não tem mais como dizer que o território não é do Quilombo.

O ato da tarde de sexta percorreu parte do território quilombola no bairro Rio Vermelho, território atualmente ocupado por um grupo de escoteiros, pela CASAN, pela Trilha do Parque Estadual do Rio Vermelho, bem como por um posto da polícia militar ambiental.

O ato contou com a participação de quilombolas e de apoiadores e apoiadoras dessa luta pela terra e contra o racismo institucional. Com faixas e cantos que representam a resistência popular quilombola, o grupo concluiu o ato plantando mudas nativas de juçara e bananeira, por exemplo, nesse parque em que hoje se veem muito mais eucaliptos e pinus, símbolos da colonização.

Na manhã de hoje, 15 de fevereiro, quilombolas, apoiadores e apoiadoras iniciaram outro ato no território: dessa vez no camping do Parque Estadual, onde a comunidade está neste momento, em um dia de atividades culturais e plantio de mudas. Todos e todas apoiadores estão convidados a vir para o Parque Estadual para se somar nas atividades. Com determinação, a comunidade ocupa sua terra para afirmar que ela é quilombola e que a resistência é pra valer!

Viva a luta do Quilombo Vidal Martins!
O limite a gente põe lutando!!


ATUALIZAÇÃO (15/02, 11h)

Confira a mensagem divulgada pela comunidade convocando a participação em uma ocupação por tempo indeterminado.

PARQUE DO RIO VERMELHO É TERRA QUILOMBOLA! Vem construir essa ocupação!

Depois de muita articulação, hoje ganha força a ocupação por tempo indeterminado do Camping do Rio Vermelho! Contamos com o seu apoio!

Como posso ajudar? Vem passar o sábado com a gente!

📸 Faça registros do momento
🎨 Traga material para produção de cartazes
🥁 Faça música e arte!
👭🏾Convide outras pessoas
📢 Fale sobre isso com todo mundo!

Essa luta é muito importante: É O PRIMEIRO QUILOMBO RECONHECIDO EM FLORIANÓPOLIS! Respeite a autonomia do movimento. Nosso RTID foi publicado e agora ninguém pode nos negar o direito ao território!

🚌 Tem estacionamento e ponto de ônibus pertinho

Vem nos apoiar e mostrar pra Florianópolis que tem quilombola nessa ilha! A comunidade precisa do apoio de todos e todas!
O quê trazer:
Comida
Água
Copos
Papel higiênico
Material de limpeza
Colchão
Vassoura
Repelente
Ações culturais
E tudo que ajude a dar força!
Viva o QUILOMBO Vidal Martins!!!