elaopa chile 2025

Primeiro dia do ELAOPA 2025, no Chile, tem participação histórica

Por Repórter Popular

Neste sábado, 25 de janeiro, aconteceu o primeiro dia do Encontro Latinoamericano de Organizações Populares e Autônomas (ELAOPA), que neste ano ocorre no Chile. Mais de 400 pessoas participaram do encontro, representando mais de 100 movimentos sociais de diferentes países da América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai, além de representantes de outros países como Estados Unidos e Alemanha.

Na abertura do ELAOPA, foi realizada uma exposição com cartazes de cada movimento social presente para que todos os movimentos pudessem reconhecer, divulgar e apresentar em linhas gerais quais lutas estão envolvidas. São movimentos que atuam nas lutas comunitárias, sindicais em diferentes categorias, socioambientais, estudantis, culturais e de comunicação, feministas, LGBT, entre outras.

elaopa chile 2025

Durante o dia, dois debates principais aconteceram em grupos de trabalho, nos quais todos os movimentos buscaram responder e partilhar experiências sobre duas perguntas: 1) Como os movimentos têm avaliado e buscado enfrentar o patriarcado?; e 2) Como os movimentos têm conseguido apoiar experiências de poder popular em suas regiões?

Ao final do dia, que foi marcado por ricos debates, foi realizada uma noite cultural com cerimônia dos indígenas Mapuche, a aprovação de uma carta do ELAOPA sobre o desaparecimento forçado da liderança Mapuche Julia Chuñil, além de shows com artistas da Banda Exuberante, apresentação de dança tinku de companheiras de La Bandera e o grupo de rap DosPitos.

O ELAOPA 2025 acontece na Escuela Basica Nanihue, na região La Bandera, em Santiago, no Chile. Além dos debates, também foi construído um calendário geral dos movimentos, no qual cada movimento social registrou datas importantes para formar um calendário de lutas latinoamericanas.

elaopa chile 2025
Calendário de lutas construído pelos movimentos sociais no ELAOPA

A delegação brasileira que está presente no encontro conta com representantes do Coletivo Pintelute (Florianópolis), Repórter Popular, Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha/RS (SIMCA), Coletivo de Educação Popular (COLEP – Porto Alegre), rádio A Voz do Morro 88.3 (Porto Alegre), Preserve Morro Santana (Porto Alegre), Biblioteca Comunitária Lutador Dito (Joinville), Coletivo MEIO (Caxias do Sul) e o grupo de Taekwondo Popular TKD Restinga (Porto Alegre).

Veja mais informações e acompanhe como está sendo essa edição do ELAOPA no instagram @elaopachile.