O Coletivo Catarse de mídia divulgou no último sábado, dia 29 de fevereiro, vídeo de alerta sobre o iminente ataque ao povo Kaingang, que ocupa a Floresta Nacional (FLONA) de Canela.
Os Kaingang iniciaram a retomada de terras da FLONA no dia 18, depois que ela foi incluída na lista de Unidades de Conservação a serem entregues para a gestão da iniciativa privada. Esta é a terceira vez que os indígenas realizam a retomada na região, reivindicando ali parte de seu território histórico, sem que a Fundação Nacional do Índio (Funai) se mobilize para a realização de estudos técnicos que possam subsidiar as demandas reivindicatórias dos Kaingang.
Os próprios documentos que regem a unidade reconhecem a presença histórica de povos indígenas nesta região. Mesmo assim, a Justiça Federal, acionada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), reiterou a decisão de que os Kaingang deveriam deixar as terras da FLONA até hoje, dia 3 de Março.
Vale ressaltar, conforme explica o vídeo do Catarse, que o processo de desocupação contraria a Constituição Federal e a convenção n° 169 da Organização Internacional do Trabalho, no que diz respeito ao direito dos povos originários de reivindicarem as suas terras tradicionais.
Confira o vídeo abaixo: