Pandemia na periferia: Prefeitura não repassa Vacinas da Influenza H1N1 para o Morro Santana

Em meio a pandemia na Zona leste de Porto Alegre, o Morro Santana carece com a falta de doses da Vacina Influenza H1N1 suficientes para região.
As unidades a receberem as doses na primeira etapa de vacinação foram  a US Morro Santana e ESF Tijuca , sendo 400 doses disponibilizadas no dia 23 de março para a ultima, destinadas para a população de idosos e profissionais da saúde. tendo sua aplicação total no mesmo dia.
Dentre as  farmácias  cadastradas para receberem as doses a mais próxima da comunidade  se encontra sendo a Rede São João  na Av. Protásio Alves, 7401,  com distancia de 1,5 km da unidade de Saúde, assim obrigando a população idosa a quebrar a quarentena, recorrendo ao transporte publico e se expondo a o risco do COVID-19 para ir em busca de acesso a vacinação.

Na ultima Terça-Feira o Prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) comunicou em sua conta oficial do Twitter, a remessa de novas doses para a vacina, das 67 mil novas doses ,16 mil serão entregues as farmácias conveniadas, 20 mil  destinadas para imunização de  profissionais em hospitais. e 31 mil às unidades de saúde e drive thrus. ao que ainda a comunidade segue sem ter as doses disponíveis para aplicação nos postos menores, sendo que as Unidades de Saúde não comportam a demanda, e ainda se há a dificuldade de encontrar doses em farmácias

Após a aplicação de 400 doses, um novo lote não chegou para ESF Tijuca, assim como não está sendo fornecido a  postos menores como unidades de Estrategia de Saúde da Família, responsabilidade a qual é dada a Coord. Geral de Vigilância em Saúde (CGVS).