Foto destacada: Juliano Fripp
Desde a manhã de hoje, está sendo cumprida a reintegração de posse marcada para hoje da Ocupação Progresso, localizada no Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre. A comunidade existe há cerca de 4 anos e conta com mais de 150 famílias, a maioria de imigrantes haitianos e senegaleses, que não têm para onde ir.
Para executar o despejo, foi movido o efetivo de cerca de 50 policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Como se não bastasse, cerca de meia hora antes da reintegração de posse iniciar, num ato criminoso, casas foram incendiadas, obrigando os moradores a sair da área. Moradores confirmaram que já estavam recebendo ameaças de incêndio para deixar o local. Não há registro de feridos.
Doações
As famílias precisam urgente de apoio! Todo tipo de doação é bem vinda: comida, roupas, gás de cozinha…
Local de coleta: SIMPA Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Rua João Alfredo,61)
Assista o vídeo produzido pelo Amigos da Terra Brasil:
Remoção da Ocupação Progresso – Porto Alegre 04/08/2018
Na madrugada desta terça-feira (04/09) ocorreu mais um triste episódio de cumprimento da única política habitacional que Prefeitura de Porto Alegre conhece e executa: a remoção de cerca de 100 famílias, a maioria de haitianos, que há mais de cinco anos moravam na Ocupação Progresso, aréa situada na Zona Norte de Porto Alegre. O vídeo abaixo mostra parte da realidade violenta e excludente a qual as famílias da ocupação foram submetidas, sem saber bem para ounde ir ou a quem recorrer.
Posted by Amigos DaTerra Brasil on Tuesday, September 4, 2018
Entenda a situação da Ocupação Progresso:
Quer nos ajudar curta compartilhem e comentem…
Posted by Ocupação Progresso on Sunday, September 2, 2018