Mutirão busca revitalizar sede comunitária no Mato Alto, em Laguna (SC)

Por Repórter Popular – SC

O domingo de sol forte e calor não desanimou moradores do bairro Mato Alto, que se reuniram para limpeza da praça e antiga sede do Conselho Comunitário, atualmente abandonada. A ação foi convocada pela Associação dos Moradores através das redes sociais e reuniu cerca de 10 pessoas.

Segundo moradores, a edificação está abandonada há mais de 10 anos e, atualmente, está sem teto. No mutirão, os moradores puderam recolher centenas de quilos de entulhos, incluindo restos da construção civil, itens jogados no local e vegetação que estava se desenvolvendo. Apesar disso, a avaliação coletiva é de que o prédio tem boa fundação e paredes, de forma que é possível realizar uma reforma para que volte ao uso.

A antiga sede está localizada em uma ampla praça, que foi roçada pela Prefeitura na última semana a pedido da comunidade, e apresenta grande potencial para usos comunitários. Uma demanda histórica é a construção de uma Unidade Básica de Saúde no local, pois atualmente o bairro é atendido apenas por um subposto.

Segundo Celso Andrade, presidente da Associação, a revitalização da sede comunitária é um primeiro passo que vem sendo discutido, que poderia garantir sua sustentação financeira com a realização de eventos, festas, além de ofertar aulas e oficinas no local para a comunidade. Na praça, além do posto de saúde, a Associação gostaria de implantar equipamentos de ginástica, brinquedos para as crianças e até mesmo uma possível horta comunitária.

Naquilo que depender da união e disposição da comunidade, o primeiro passo já foi dado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *