Mudanças no transporte atingem comunidades da Zona Leste de Porto Alegre

Desde o início do ano, a prefeitura de Porto Alegre, governada por Nelson Marchezan Jr. (PSDB) em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) iniciaram mudanças que estão prejudicando a população de comunidades da periferia da Zona Leste de Porto Alegre. As medidas incluem a implantação do sistema de baldeação, o corte da segunda passagem gratuita e a redução de linhas de ônibus.

 

Baldeação

 

A primeira medida foi a implantação do sistema de tronco-alimentação, popularmente chamado de baldeação. Inicialmente, quatro linhas foram afetadas: Herdeiros, Jardim Bento Gonçalves, Ipê 1 e 2 e São Caetano.

 

Uma pesquisa feita pelo Coletivo Cidade mais Humana apontou um índice de 89% de desaprovação do novo sistema, que já está em vigor a quase cinco meses. Foi constatado também, que 70% dos entrevistados passaram a ter um tempo maior de deslocamento diário, a maior parte de 30 minutos a mais por trecho (o que diariamente dá mais de uma hora). Na mesma pesquisa, foi apontado que durante os fins-de-semana, o tempo de espera pelo segundo ônibus chega a ser de uma hora e meia.

 

As comunidades afetadas revoltaram-se contra a medida e chegaram a realizar diversas manifestações no Terminal Antônio de Carvalho.

Foto: Gilnei J. O. da Silva

Corte da segunda passagem gratuita

 

O que já não estava bom, ficou ainda pior com o decreto da prefeitura que corta a isenção da segunda passagem em baldeações para não-estudantes. A partir do dia 26 de agosto, mais de 51 mil passageiros pagarão a passagem duas vezes, todos os dias.

 

Falta de manutenção

 

Outro problema sentido pela população é a falta de manutenção da frota, que coloca em risco a segurança dos usuários. Um exemplo é o ocorrido no dia 3 de agosto, em que um um ônibus do consórcio Via Leste que fazia a linha 493 Ypu perdeu a roda dianteira esquerda em movimento ao entrar na Avenida Germano Schmarczek, no Jardim Ypu.

Foto: Dimithri Vargas

 

Redução de linhas em domingos e feriados

 

A mais nova alteração foi anunciada no dia 20 de Agosto, em que várias linhas de ônibus sofreram redução na carga horária. A justificativa é uma suposta “baixa demanda” nos domingos. Na página do Facebook da Prefeitura, a população se manifestou contra a medida:

 

As seguintes linhas sofreram alterações:

 

– Linha 493.3 – Jardim Ypu/Petrópolis/Sesc deixará de operar de forma circular. O atendimento à comunidade do Jardim Ypu ocorrerá pela linha 494.4 – Rubem Berta/Jardim Ypu, com terminal bairro na rua Adelino Ferreira Jardim (Rubem Berta) e Centro no Terminal Parobé.

 

– Linhas 492 – Petrópolis/Sesc e 433 – Vila Jardim terão seus terminais no bairro e Centro unificados. No bairro, o terminal será na rua Enrico Caruzo, Jardim Itú Sabará. A Linha 492 continuará passando pela rua 19 de Abril;

 

– O atendimento à área do Gasômetro (Centro) ocorrerá pelas linhas 492.3 – Petrópolis/Sesc, terminal bairro na rua Enrico Caruzo e Centro no Terminal Parobé, e 433.2 – Vila Jardim (via Gasômetro), com fim de linha no Terminal Parobé;

 

– Linha 433 – Vila Jardim continua com seu itinerário normal, com exceção de parte das viagens bairro / Centro, que passarão para a linha 433.2 – Vila Jardim (via Gasômetro). O terminal Centro permanece no Terminal Parobé.

Material informativo no interior dos ônibus já orientam os usuários sobre as alterações. Mais informações: site da EPTC e pelo telefone 118.

 

Texto: Gustavo Ruwer