Movimentos sociais em Alagoas se unem em defesa do SUS

Diante do cenário de pandemia instalado pela chegada do Coronavirus, o sistema de saúde brasileiro se encontra diante de uma situação sem precedentes. As carências já sofridas e denunciadas por diversos movimentos sociais e encabeçadas em Alagoas pelo Fórum em Defesa do SUS e contra a Privatização – FórumSUS tornaram-se ainda mais evidentes e urgentes.

Assim, em um manifesto divulgado nas últimas semanas e com adesão de mais de 160 entidades engajadas na luta social, o FórumSUS divulgou suas principais reivindicações para Alagoas, colocando-se em defesa do sistema público de saúde com a qualidade necessária para enfrentar essa nova adversidade.

Os dados apontados pelo documento registram como agravante o fato de Alagoas ter a menor taxa de isolamento do nordeste (49,3) segundo informações da Secretário de Saúde, no dia 16 de abril. “Enquanto que, para diminuir a curva de contaminação e evitar o colapso do sistema de saúde, a situação ideal é de mais de 70% da população em isolamento social”, defendeu.

Entre as prioridades elencadas pelo movimento – que agrega profissionais de saúde, pesquisadoras, estudantes e usuários do SUS – estão as garantias para o isolamento social de famílias de trabalhadores e trabalhadoras informais e de baixa renda, ampliação de leitos, regulação de leitos públicos e privados e garantia de Equipamentos de Proteção Individual a todos os trabalhadores e trabalhadoras ligados à saúde.

Confira a íntegra do documento clicando no link.