mob portelinha

MOB-PR e artistas locais promovem domingo de grafite na Comunidade Portelinha, em Curitiba (PR)

Por Repórter Popular PR

No último domingo (16), os muros da sede do Movimento de Organização de Base – Paraná (MOB-PR) e de residências da Comunidade Portelinha, ocupação urbana localizada no bairro Santa Quitéria, na capital do estado, deram lugar à expressão artística de diversos grafiteiros de Curitiba (PR) e Região que se reuniram com o objetivo de levar arte e cultura para a periferia. 

A sede do MOB-PR foi pintada com os rostos de tia Cléia (retratada pelo artista Auma) e de dona Marga (retratada por Tinho), ambas referências históricas da comunidade e militantes do MOB que faleceram – em 2019 e 2024, respectivamente – em decorrência de problemas de saúde muito relacionados à falta de acesso a uma vida digna que afeta as e os trabalhadores mais precarizados. 

mob portelinha
Foto: mural em homenagem à Dona Marga e Tia Cléia, militantes falecidas do MOB-PR

Além da homenagem, o local também recebeu os letreiros “MOB” e “Portelinha” do artista e idealizador do evento Juninho Moreira, que convidou as crianças presentes a preencherem a sigla do movimento com desenhos relacionados àquelas palavras.

Outros moradores da comunidade também cederam seus muros para que os artistas Drope, Marciel Conrado, Mau e Rico registrassem suas TAGs, personagens e desenhos variados, deixando todos impressionados com a diversidade de técnicas promovida pelo grafite. Além disso, o evento contou ainda com os registros do fotógrafo Wagner Roger e a setlist do DJ VITNH para deixar o domingo ensolarado ainda mais animado. 

Graffiti Solidário

O idealizador do evento Juninho Moreira, que além de artista visual e multiplicador cultural é vice-presidente da Associação Moradias Sabará 1, conta que a ideia de pintar comunidade periféricas, em sua grande maioria ocupações, nasceu em 2019 – quando, em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o primeiro “Graffiti Solidário” foi realizado. O evento surgiu com o propósito de levar arte e cultura para a periferia: “Muito mais que grafitti, trazemos memórias, diálogos entre centro e periferia, além de música e até assistência jurídica e psicológica”. Em 2022, o MST parou de acompanhar os encontros do Graffiti Solidário e desde então Juninho Moreira assumiu a frente como único organizador, contando sempre com a ajuda de parceiros e da comunidade. Desde então, já ocorreram mais de 10 edições do evento.

 “Pra mim, organizar o Graffiti Solidário virou uma fonte de energia, um objetivo de vida. Além de uma importante troca e contato com as comunidades carentes, também sinto, pessoalmente, que é uma forma de ter as vivências que tive na infância, tendo em vista que cresci numa comunidade como essas, sem asfalto. Hoje em dia ainda moro na comunidade, mas na minha própria casa, com o privilégio de já ter rua asfaltada, saneamento e outros direitos básicos, mas mesmo assim não esqueço aqueles que ainda estão na luta pelo direito de ter uma moradia digna”, revela o organizador. 

Movimento de Organização de Base  – Paraná

O MOB-PR é um movimento popular comunitário que, além de ter desenvolvido atividades em outros bairros de Curitiba e Região, atua desde 2013 na Comunidade Portelinha fortalecendo a luta pela regularização da ocupação e por melhorias nas condições de habitação e promovendo trabalhos relacionados à educação e cultura popular, economia coletiva e solidária, entre outros. 

Para saber mais, siga o Instagram do @mobparana 

Para acompanhar o trabalho dos artistas mencionados, siga: 

@pauloauma

@tinho.03

@juninho_amoreira

@dropzera_ 

@marcielconrado

@maufim 

@omaisprocuradodearaucaria

Fotógrafo: @wagnerroger_

DJ: @vitorhfs

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *